Gaslighting e a manipulação midiática

Gaslighting e a manipulação midiática

O termo “gaslighting” é usado para descrever um tipo de manipulação psicológica. Entenda a relação entre “gaslighting” e algumas manipulações espalhadas pela mídia como verdades.

Por Redação em 19/09/2020

O termo gaslighting se refere a um tipo de abuso psicológico e teve origem a partir de um filme de mesmo nome lançado na década de 40.

Na história, um marido abusivo tenta convencer sua esposa e outras pessoas de que ela está louca. Para isso, ele manipula pequenos elementos de seu ambiente e afirma que ela está delirando quando aponta tais mudanças. O título da peça alude a cenas em que o marido lentamente apaga as luzes de gás em sua casa, enquanto finge que nada mudou e consegue fazer sua esposa duvidar de suas próprias percepções.

Gaslighting e o significado de “pacífico”

Vemos, nos Estados Unidos, um grupo saqueando lojas, quebrando janelas, incendiando carros, queimando prédios e literalmente matando pessoas. Entretanto, a mídia chama isso de manifestação pacífica e os criminosos de militantes.

Quando alguém constata o óbvio e chama isso de roubo, vandalismo e assassinato, corre o risco de ser chamado de racista – mesmo que essa pessoa tenha tratado todos os pretos que encontrou ao longo da vida com justiça e respeito.

Se você, leitor, é essa pessoa, você não está louco. Não, você está sendo manipulado.

Para quem você pede ajuda se somente a polícia tem direito de ter armas?

Vemos que o maior problema de muitos centros urbanos é o crime. Desde tráfico de drogas e formação de gangues até assaltos à mão armada. Mas dizem que não é o crime, mas a polícia que é o problema nas cidades do interior. Somos informados de que a polícia é violenta e alguns argumentam que parte dela deve ser desarmada.

Em contrapartida, se advogarmos por mais policiamento nas cidades invadidas pelo crime, algumas pessoas acham que somos intransigentes.

Em outras palavras, bancamos os policiais via impostos para ter alguma segurança, pois o governo proibiu a maioria de nós de ter armas.

Mas, quando pedimos mais ação policial em um local, somos chamados de intolerantes. Isso chega a ser duplipensar no pior estilo 1984.

Um modelo econômico próspero e tolerante que matou mais de 100 milhões de pessoas?

Ditaduras comunistas mataram mais de 100 milhões de pessoas no século XX. Países comunistas privam seus cidadãos dos direitos humanos básicos, controlam todos os aspectos de suas vidas e derrubam suas economias. Entretanto, somos informados de que o comunismo é um sistema econômico mais justo, equitativo, livre e próspero.

Então, você está louco por perceber as contradições entre comunismo na teoria e na prática?

Gaslighting: quando você confia no que é dito e não no que você vê

Gaslighting tornou-se uma das táticas mais difundidas e destrutivas da mídia atual e de alguns governos.

Se você já se perguntou se há algo errado errado com você, a resposta é não. Pessoas loucas não são sãs o suficiente para se perguntar se são loucas. Confie em seus olhos sobre o que é dito. Nunca dê ouvidos às pessoas que dizem que você é louco, porque você não é, você está sendo manipulado.

Para ler a matéria completa, acesse o site Cult&Curiosidades.


Foto: Avi Agarwal.