Frases de Che Guevara: sem omitir aquelas racistas ou contra gays

Frases de Che Guevara: sem omitir aquelas racistas ou contra gays

Frases de Che Guevara politicamente incorretas: "O negro é indolente e sonhador; gasta seu parco salário em frivolidade ou bebida."

Por Redação em 23/08/2021

Che Guevara tem uma história complexa que não é contada por completo, muitas vezes.

Ele é um “herói estranho”. Ele pessoalmente assassinou ou assassinou e torturou pessoalmente ou torturou milhares de cidadãos cubanos. Ele teria alegremente assassinado e torturado muitos mais se vivesse mais.

A única coisa que o deteve foi uma bala. Ele foi morto em 1967 aos 39 anos, tentando organizar uma revolução comunista na Bolívia. Dizem que só os bons morrem jovens. Che foi uma exceção. Mas Che ainda captura a imaginação popular.

Frases de Che Guevara “politicamente incorretas”

A menos que você goste da adoração sádica de bandidos, você não vai gostar deste socialista famoso. Talvez seja tão simples quanto isto: as pessoas realmente não sabem nada sobre o que Che realmente fez, apenas o que pensam que ele fez. Eles acham que ele foi um revolucionário bonito, sexy, moderno e inteligente que buscou liberdade e igualdade para seu povo – um Robin Hood hispânico, um mártir que se sacrificou pelos outros. Em suma, um símbolo trágico de rebelião justa.

Exceto que o verdadeiro Che Guevara, como podemos ver pelas frases abaixo, era um assassino racista e hipócrita.

Sobre os negros

Você pode encontrar o que Che escreveu sobre a questão racial no livro Diários de Motocicleta: “O negro é indolente e sonhador; gasta seu parco salário em frivolidade ou bebida.”

Che afirmou explicitamente que sua visão da utopia socialista não incluía os negros: “Vamos fazer pelos negros exatamente o que eles fizeram pela revolução”, disse ele. “Com o que quero dizer: nada.”

Ou que tal: “Os negros, esses magníficos exemplares da raça africana que mantiveram a pureza racial graças à falta de afinidade com o banho”.

Que tal “cancelar” o Che? Não, esquerdistas dão “um passe livre” para ele. Como diz o ditado da Revolução Francesa, “não há inimigos à esquerda”.

Sobre os gays

O que Guevara achava dos gays?

Ele chamou os gays de “pervertidos”. Ele os trancou em campos e os forçou a trabalhar sob uma placa que dizia “O trabalho fará de vocês homens”.

Em 2017, o HuffPost publicou um artigo intitulado “Você é gay? Che Guevara o teria enviado para um campo de concentração”.

Sobre liberdade de expressão e combate a quem discordava do regime

Pode-se resumir sua opinião na seguinte frase: Sim, temos fuzilado. Fuzilamos e seguiremos fazendo isso enquanto for necessário. Nossa luta é uma luta à morte”.

Sobre distribuição da riqueza e trabalho

Como marxista, ele afirmava desprezar o luxo e o conforto das criaturas. No entanto, sua casa em Havana era uma vasta mansão com piscina, sete banheiros, sauna, sala de massagem, um porto privado de iates e cinco TVs – não exatamente uma configuração antimaterialista.

Ainda sobre trabalho e acumulação de riqueza: Che foi responsável pela criação de campos de trabalho forçado em Cuba, lançado em 1960 em Guanahacabibes. Lá, buscava-se reeducar pessoas consideradas pelo regime como imorais por meio do trabalho.

Na prática, a estrutura serviu de modelo para as Unidades Militares de Ayuda a la Producción (Umaps), que forçaram 30 mil pessoas a trabalharem para o regime cubano.

O caso foi denunciado em 1967 na Comissão Interamericana de Direitos Humanos.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: reprodução/YouTube.