FNM entrega o primeiro caminhão elétrico fabricado no Brasil

FNM entrega o primeiro caminhão elétrico fabricado no Brasil

A FNM começou a vender o primeiro caminhão elétrico fabricado no Brasil. A primeira das mil unidades encomendadas pela Ambev já foi entregue.

Por Redação em 15/02/2021

Caxias do Sul (RS), já era reconhecida como polo metalmecânico. Atualmente é a cidade do primeiro caminhão elétrico fabricado no Brasil.

Inclusive, a primeira das mil unidades encomendadas pela Ambev já foi entregue à companhia.

De acordo com o Portal GZH da RBS, o caminhão foi apresentado, na fábrica 1 da Agrale, parceira da tradicional FNM (antiga Fábrica Nacional de Motores).

Em um primeiro momento, a empresa estatal brasileira foi criada para produzir motores aeronáuticos.

Uma estratégia que levou em consideração o contexto da 2ª Guerra Mundial. Ainda assim, foi em 1946 que a FNM lançou o primeiro avião motor.

Marcelo Mugnol do Portal GZH e da reportagem do jornal Pioneiro, foi convidado a testar o caminhão modelo 833.

“Antes mesmo de pisar no acelerador, a primeira reação é de estranheza com o silêncio do motor. Guiar esse caminhão é como dirigir um carro automático. Com uma particularidade a mais. A reação de aceleração e frenagem é mais rápida do que em um veículo mecânico”, conta.

O motor do FNM 833 é de 350hp, com torque instantâneo de 356,9 quilograma-força.

Ele tem peso bruto total de 18 toneladas e uma autonomia de 100 km, solicitada pela Ambev.

O tempo para recarregar as quatro baterias é de 4h.

FNM fabrica caminhões elétricos para a Ambev

Embora a primeira unidade já tenha sido entregue, as outras 999 unidades de caminhões elétricos fabricados no Brasil, encomendadas pela Ambev, devem ser entregues no decorrer desse ano.

A parceria com a empresa se estabeleceu desde que a FNM Elétricos foi selecionada como uma das startups a fazer parte da Aceleradora 100+, que nasceu para desenvolver ideias de sustentabilidade.

“Além desse primeiro lote, de mil unidades, estamos com um pré-pedido de mais seis mil caminhões, um número que acredito ser bem expressivo”, diz Ricardo Machado, CEO da FNM Elétricos.

Para ele, foi essa parceria que colocou, imediatamente, a FNM de volta ao mercado. Assim como impulsionou o desenvolvimento de uma cadeia produtiva inovadora em Caxias do Sul.

Para ler a matéria completa sobre o primeiro caminhão elétrico fabricado no Brasil, clique aqui.


Foto: FNM/Divulgação.