Fernando Haddad, Atila Iamarino e UOL espalham notícias falsas sobre compra de vacinas

Fernando Haddad, Atila Iamarino e UOL espalham notícias falsas sobre compra de vacinas

Além deles, Estadão e Globo, entre outros, espalharam fake news sobre EUA ter comprado “todas” as vacinas da Pfizer. Sim, é isso mesmo: fake news!

Por Redação em 30/07/2020

É fake news: Trump não mandou comprar 100% das vacinas da Pfizer e BioNTech.

Fernando Haddad, Atila Iamarino, UOL, Estadão, Globo, UOL e outros espalham notícias falsas sobre EUA ter comprado “todas” as vacinas da Pfizer e BioNTech. Sim, é isso mesmo, alguns dos maiores veículos de comunicação do país espalharam notícias falsas sobre o a compra de vacinas contra a Covid-19 pelo Governo americano.

Estas notícias falsas foram ignorado por agências de fact-checking. Mas nós faremos a checagem: não, Trump não mandou comprar toda a produção de vacinas da Pfizer e BioNTech para combater a pandemia de vírus chinês.

Segundo o Portal Senso Incomum, o presidente americano anunciou que irá investir cerca de 2 bilhões de dólares para adquirir 100 milhões de doses de vacinas contra Covid-19 destas empresas.

Embora alguns veículos da mídia brasileira e “influencers” saíram gritando aos quatros cantos do mundo digital que Trump havia comprado “todas as vacinas”, o fato é que seus leitores ou fãs foram vítimas de fake news.

Notícias falsas sobre compra de vacinas

O youtuber Atila Iamarino, segundo o Portal Senso Incomum, novamente foi responsável pela desinformação e a distribuição de fake news. Ele postou em seu twitter: “EUA comprou 100% das doses que poderiam ser fabricadas em 2020 de 2 vacinas em testes avançados. Se derem certo, só eles terão acesso este ano. A maior prova de que cloroquina não funciona é que não compraram os estoques mundiais. Pelo contrário, mandaram pra cá.”

É um duplo fake news, pois existem estudos provando justamente o contrário: que a hidroxicloroquina funciona se usada precocemente. O máximo que o youtuber poderia ter afirmado é que ainda é inconclusivo.

Fernando Haddad também espalhou a fake news

O ex-candidato a presidência pelo PT, Fernando Haddad, já condenado pelo ministro Luiz Edson Fachin, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por impulsionar notícias falsas durante a campanha, retuitou a fake news do youtuber Atila Iamarino, como pode ser visto neste print.

Fernando Haddad retuitou a notícia falsa divulgada por Atila Iamarino.

A verdade

As duas empresas produtoras das vacinas, Pfizer e BioNTech, emitiram um comunicado esclarecendo que os Estados Unidos não compraram todas as doses, e que o acordo estabelecido entre  “Pfizer, BioNTech e o Governo Norte-Americano prevê uma compra inicial de 100 milhões de doses, seguida por uma compra de 500 milhões de unidades, com entregas a serem realizadas ao longo de 2020/2021. A Pfizer estima ter uma produção de 1,3 bilhão de doses entre 2020 e 2021. A companhia está em contato com os governos de todo o mundo, incluindo o Brasil, para disponibilizar sua futura vacina à população”.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.


Foto: Ricardo Stuckert.