“Favelado Investidor” investe desde os 20 anos

“Favelado Investidor” investe desde os 20 anos

Canal do Youtube de Murilo Duarte, “Favelado Investidor”, surgiu com o objetivo mostrar as pessoas de baixa renda que é possível investir e ganhar dinheiro.

Por Redação em 12/08/2020

“Favelado Investidor”, o canal do Youtube criado por Murilo Duarte, que é da periferia e vive na favela do Jardim João XXIII, em São Paulo, surgiu com o objetivo mostrar às pessoas de baixa renda que é possível se educar financeiramente, investir e ganhar dinheiro.

Em entrevista ao Portal Bitcoin, Murilo diz que hoje se tornou uma ferramenta de ações sociais para as comunidades carentes. A proposta de Murilo Duarte é fazer com que os brasileiros, com educação financeira, parem de pagar juros e comecem a receber dividendos.

Nas redes sociais, Murilo tem 165 mil inscritos no Youtube. No Instagram já são 267 mil seguidores. De acordo com o portal, a ação de Murilo recebeu o nome “Da favela pra Bolsa”.

Na abertura de cada vídeo, a saudação #SalveQuebrada, a linguagem da “quebrada”. “Em meio a termos como “salve”, “mano” e “foco nas nota”, o jovem fala sobre o mercado financeiro, comenta notícias, disponibiliza e-books e planilhas, além motivar seus seguidores a se livrarem das dívidas”, diz o portal.

Aos 25 anos, o favelado investidor é formado em Contabilidade pela Universidade São Judas, mas segundo a entrevista, ele aprendeu cedo que “não existe almoço grátis”, desta forma, custeou 60% do curso. Desde 2015 ele passou a cuidar do seu futuro, investindo aos poucos no mercado de ações.

Favelado Investidor e bitcoin

Murilo diz que nunca comprou bitcoin. Embora entenda que seja um mercado promissor, o bitcoin e sua tecnologia. “É uma boa opção, pois o que era considerado (reserva de valor) até o momento era o ouro, por ser escasso. E o bitcoin funciona da mesma maneira, tem limite de ‘criação’ da moeda. Acredito que esse mercado tende a crescer, já que é benéfico para toda população mundial”, declarou.

Pirâmides financeiras

Murilo Duarte, criador do canal Favelado Investir do Youtube, revela que há tempos tem um conceito formado sobre os casos de pirâmides financeiras no Brasil. “Usavam o bitcoin como investimento e pegavam o dinheiro das pessoas”. Segundo ele, propostas não faltaram, inclusive para investir na DD Corporation e Unick Forex.

“Comecei a investir aos 20 anos depois que li o primeiro livro sobre finanças, “Tesouro Direto — A Nova Poupança”, de Marcos Silvestre. Sempre busco pesquisar sobre corretoras e exchanges, por isso nunca cai em pirâmides financeiras”.

Investimentos

O primeiro investimento de Murilo foi no Tesouro Direto, e hoje ele compra ações de grandes empresas, como Itaúsa e Trisul. “Investi R$ 100 no Tesouro Selic. Lembro que foi um passo decisivo, até porque nunca tinha feito isso e estava na metade do livro, tive a coragem e investi”, acrescentou.

Em 2017, o youtuber contador foi contratado pela KPMG, que junto com as gigantes EY, PwC e Deloitte formam o grupo das maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo. Iniciou com contrato temporário como Auxiliar de Auditoria. Por apresentar excelente resultados, ou seja, boa performance foi direto para o cargo de Assistente e alcançou nível sênior. “Em dois anos de empresa era para eu estar no segundo cargo, mas já estava no quarto”, disse. “Me esforcei muito; aprendia todo dia.”

Quer saber mais sobre Murilo Duarte, o favelado investidor? Então confira a entrevista na íntegra.


Foto: reprodução/Youtube canal Favelado Investidor.