Facebook “bloqueou” portais de notícias australianos

Facebook “bloqueou” portais de notícias australianos

Proposta de lei da Austrália pode obrigar o Facebook a remunerar portais australianos, e rede social rebate: eles postam porque querem.

Por Redação em 24/02/2021

No dia 17 de fevereiro, o Facebook bloqueou portais de notícias australianos, dessa forma os usuários não podem mais compartilhar notícias desses portais. O motivo é uma proposta de lei no país que exigiria que a rede social remunerasse portais de notícias.

A decisão gerou críticas de políticos, organizações de direitos humanos, agências de notícias australianas e outros. Entre os críticos, está até mesmo a Anistia Internacional dos EUA.

Com qual justificativa o Facebook “bloqueou” os portais australianos?

Alguns sites de notícias argumentam que deveriam ser recompensados por suas publicações compartilhadas tanto em redes sociais quanto em sites de busca, como o Google.

Aliás, a News Corporation (uma multinacional do setor midiático dona do Wall Street Journal) assinou um acordo com o Google para que ela seja paga pelo conteúdo das notícias.

O Facebook rebateu dizendo que os benefícios comerciais de exibir notícias em sua plataforma são “mínimos”. Ele observa que as notícias representam menos de 4% do conteúdo que as pessoas veem em seu feed de notícias. Entretanto, de acordo com um relatório de 2020 da Universidade de Canberra, aproximadamente 39% dos australianos usam o Facebook para obter notícia.

De acordo com William Easton, diretor-gerente do Facebook Austrália e Nova Zelândia: “A Pesquisa do Google está intrinsecamente ligada às notícias e os editores não fornecem voluntariamente seu conteúdo. Por outro lado, os editores optam por postar notícias no Facebook, pois isso lhes permite vender mais assinaturas, aumentar seu público e aumentar a receita de publicidade.”

Como coisas ficaram depois da “zuckada”?

Portais internacionais podem postar notícias. Mas pessoas na Austrália não podem compartilhar o conteúdo. Elas veem um aviso de que, em resposta à legislação do governo australiano, a rede social está restringindo a postagem e o compartilhamento de notícias.

Portais australianos não têm permissão para compartilhar ou postar conteúdo nas páginas do Facebook.

Cancelaram até o sindicato

Mas como o Facebook sabe que determinada postagem ou página é de um portal de notícias e que ele é australiano? A empresa de Zuckerberg não especificou isso. Sally McManus, secretária do Conselho Australiano de Sindicatos, disse em um tweet que o Facebook bloqueou o site dos Sindicatos Australianos. “Isso é vergonhoso e precisa ser revertido imediatamente”, tuitou McManus.

Uma porta-voz do Facebook confirmou que, de fato, houve enganos e que a empresa estava trabalhando para corrigir os erros.

O primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, disse que as ações da rede social foram tão “arrogantes quanto decepcionantes” porque a empresa bloqueou informações críticas sobre serviços de saúde e emergência.

Para saber mais detalhes, clique aqui.


Foto: Snowscat.