Existem vários tipos de Capitalismo

Existem vários tipos de Capitalismo

Escrito por Stephen Kanitz, o artigo apresenta as várias formas de capitalismo. Certamente bem diferente dos demais artigos que você já leu.

Por Redação em 25/01/2021

Sim, você já deve ter lido centenas de artigos que falam sobre o capitalismo no Brasil e no mundo. E desta vez vamos te apresentar algo diferente. Trata-se de um artigo que apresenta os tipos de capitalismo.

Escrito por Stephen Kanitz, do blog do Kanitz, o artigo apresenta as várias formas de capitalismo.

“Existem várias formas de Capitalismo, da mesma forma que existem várias formas de Socialismo, como Marxismo, Gramscismo, Chavismo, Castrismo”, aponta.

Segundo Kanitz, muitos jovens não sabem, mas eles foram doutrinados a odiar somente um tipo de capitalismo, aquele das empresas com donos familiares.

Assim, eles ficaram por fora e desconhecem os vários tipos de capitalismo. Conheça:

1. Capitalismo Democrático, onde o trabalhador pode comprar ações da empresa em que trabalha, como nos Estados Unidos. No Brasil somente 100 empresas são democráticas. O resto é controlado por famílias.

2. Capitalismo Socialista, do PT e do PSDB, onde o Estado tem o controle das ações das empresas estatais, como Caixa, Correios, FGTS, BNDES, e trabalhadores não apitam.

“Mas o resto das empresas fazem parte de um capitalismo capenga, refém do Capitalismo Socialista. Desta forma o Brasil tem 500 empresas do capitalismo socialista, e 20 Órgãos Reguladores”.

3. Capitalismo Familiar, onde famílias mantêm o controle de suas empresas, graças a vários estratagemas como empréstimos subsidiados pelo BNDES. O Brasil tem 40.000 empresas de controle familiar. Capitalismo de Uma Família Só.

4. Capitalismo Socialmente Responsável, o qual Kanitz foi um dos precursores, fundando o Instituto Ethos em conjunto com Oded Grajew, administrador da FGV.

“Onde além de Capitalismo Democrático, as empresas escolhem administradores da linha socialmente responsável”.

5. Capitalismo de Representação Trabalhista, tipo o da Alemanha, onde trabalhadores têm assento no Conselho.

6. Capitalismo de Governança, tipo da Inglaterra, onde há enorme ênfase em Conselhos de Administração, Auditoria, Auditoria Externa.

“Há mais, só queria abrir os olhos de alguns”, aponta Kanitz que finaliza dizendo: “achar que existe um único tipo de capitalismo é ser um tanto infantil, não é mesmo?”.

Para ler na íntegra, clique aqui.


Foto: Xavi Cabrera.