EUA: “Reformas para combater racismo em violência policial” aumenta vítimas negas

EUA: “Reformas para combater racismo em violência policial” aumenta vítimas negas

Com o fim do programa de policiais a paisana, queda de recursos e a soltura de então presos, o crime aumentou e negros foram os mais impactados.

Por Redação em 22/02/2022

Nos Estados Unidos, reformas iniciadas por líderes progressistas, teoricamente para combater o racismo na violência policial, terminaram por aumentar o número de vítimas afrodescendentes.

As políticas de policiamento e encarceramento estão na vanguarda do debate e essas políticas entraram em vigor quando os protestos do Black Lives Matter (“Vidas Negras Importam”) e Defund the Police (“Desfinancie a Polícia”) atingiram um pico em 2020.

Bill de Blasio, ex-prefeito de Nova Iorque, apoiou a libertação de milhares de presos na Ilha Rikers através do programa de “libertação supervisionada” da cidade no ano de 2017.

A queda do financiamento da polícia também acabou com o programa de policiais a paisana. Os policiais que ficavam “disfarçados de civis” para observar o movimento na cidade foram alocados para outras funções.

Aos números: quanto as “reformas para combater o racismo na violência policial” aumentaram a taxa de crimes?

A informação vem Hannah E. Meyers, diretora da iniciativa de policiamento e segurança pública do Instituto Manhattan, e Jim Quinn, ex-promotor executivo do distrido do Queens, em Nova Iorque.

Eles escreveram um artigo para o The New York Times (15/02/2022) discutindo os impactos das reformas que vem sendo feitas e foram entrevistados pela Fox News (21/02/2022).

“Acho que você pode conversar com qualquer promotor, especialmente qualquer promotor de linha ou qualquer pessoa que tenha deixado recentemente um escritório de promotores em um cargo mais sênior, e eles lhe dirão (….) que a reforma (…) está tendo um enorme impacto sobre o crime”, disse Meyers à Fox News.

Os assassinatos subiram 52% de 2019 para 2021, enquanto os tiroteios aumentaram 104% e os roubos de veículos 91%. Em 2020, os nova-iorquinos negros foram vítimas em 65% dos assassinatos e 74% dos tiroteios, escreveram os autores para o TNYT.

* Mari Gatti, escritora


Foto: Flow Clark

TAGS