Estudo: automação cresce 300% durante a pandemia

Estudo: automação cresce 300% durante a pandemia

Estudo realizado pela consultoria multinacional de negócios e TI, Everis, revela que a automação cresce a medida que a pandemia avança.

Por Redação em 07/10/2021

Automação cresce 300% durante a pandemia. O dado foi revelado por um estudo divulgado pela Everis.  

De acordo com as informações divulgadas pela instituição, na América Latina, cerca de 70% das empresas apresentaram avanços consideráveis em meio a pandemia.  

O que significa que estas empresas estão investindo na automação de processos. 

O estudo que recebeu o título: “A Jornada para a Organização Híbrida”, realizado pela consultoria multinacional de negócios e TI, Everis, contou com o apoio do Grupo NTT Data, em colaboração com a MIT Technology Review. 

Automação cresce consideravelmente 

“Num contexto em que a pandemia forçou as empresas a atender os clientes em plataformas digitais, a saída óbvia para os gestores foi aumentar os investimentos em tecnologias que melhorassem a experiência deles”, analisou Bruno Leal Magalhães, head de digital operations da everis no Brasil. 

Outro dado importante revelado pela pesquisa é que 80% dos entrevistados entendem as estratégias de automação como essenciais para o futuro dos negócios.  

De acordo com o portal ItForum, cerca de 70% das pessoas que participaram da pesquisa afirmaram que a estratégia de automação adotada por suas empresas tem como objetivo a melhora nas operações, além é claro, a redução dos custos. 

Do outro lado, quase 60% dos executivos veem como necessário mudar a cultura da empresa.  

Ainda sobre automação, alguns gestores consideram indispensável a implantação de novas tecnologias e processos com automação robótica: “RPA (citado por 53%), Big Data (50%) e chatbots inteligentes (48%).” 

O estudo divulgado pela Everis menciona outro dado bastante importante: 40% apontaram que suas empresas priorizaram os investimentos e os destinaram para os projetos mais estratégicos. Dessa forma, 36,9% aceleraram os processos de transformação operacional para responder aos desafios da pandemia. 

Houve também uma redução de investimento, no entanto, representou apenas 2,38%. 

Para a realização deste estudo foram entrevistados 84 líderes da transformação digital em grandes companhias dos seguintes países: Brasil, México, Colômbia, Peru, Argentina e Chile. 

Para saber mais, clique aqui


Foto: Lenny Kuhne.