E-digital: estratégia brasileira para a transformação digital

E-digital: estratégia brasileira para a transformação digital

Estratégia brasileira para transformação digital: um documento que sinaliza para a expansão das conexões com a internet no Brasil.

Por Redação em 05/09/2021

O documento “Estratégia Brasileira para a Transformação Digital”, produzido sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), em parceria com o setor produtivo, comunidade científica e acadêmica e sociedade civil, traz insights e questionamentos sobre o assunto.

Ele oferece um amplo diagnóstico dos desafios a serem enfrentados, uma visão de futuro, um conjunto de ações estratégicas e indicadores para monitorar o progresso e o alcance dos objetivos governamentais.

Em síntese, o documento estabelece um conjunto de 100 ações para impulsionar a digitalização de processos produtivos e da sociedade brasileira, visando criar um ambiente para impactos transformadores em agricultura, comércio, educação, finanças, indústria e serviços.

Cinco eixos da Estratégia Brasileira para Transformação Digital

  1. “Infraestrutura de redes e acesso à Internet”. Levar redes de transporte de dados de alta capacidade a todos os municípios brasileiros e expandir as redes de acesso em banda larga móvel e fixa atuais.
  2. “Pesquisa, desenvolvimento e inovação”.  Centralizar e regulamentar instrumentos viabilizadores de promoção da pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), bem como as infraestruturas de pesquisa destinadas ao desenvolvimento das tecnologias digitais.
  3. “Confiança no ambiente digital”. Fortalecer a “segurança cibernética no País”, inclusive pela cooperação entre entre governo e setor privado (ou seja, aumentar o nível de vigilância online). Reforçar a parceria com entidades internacionais que atuam nesse sentido.
  4. “Educação e capacitação profissional”. Conectar escolas públicas (urbanas e rurais) a banda larga e disponibilizar equipamentos para acesso a tecnologias digitais. Incorporar as tecnologias digitais nas práticas escolares. Capacitar professores para utilizar tecnologia.
  5. “Dimensão internacional” Promover a participação do Brasil em iniciativas internacionais que visam o aumento da alcance do “mundo digital”. Estimular a competitividade e a presença no exterior das empresas brasileiras com atuação nos segmentos digitais; e promover a expansão de exportações por meio do comércio eletrônico e apoiar a inserção de pequenas e médias empresas brasileiras neste segmento.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: freestocks.