Escolas militares: quais são os pilares que sustentam este modelo?

Escolas militares: quais são os pilares que sustentam este modelo?

Texto explica os três pilares de uma escola militar: disciplina, gestão e valorização dos professores.

Por Reinaldo Camargo em 22/06/2020

Se você vem acompanhando nossos artigos sobre as escolas militares já deve ter ciência da evolução da participação desta modalidade educacional. Primeiro com o surgimento da necessidade dos pais em relação ao controle e ajuda na educação dos seus filhos, depois na dúvida latente de quem educaria um filho na escola desta modalidade e agora então adentrarei nos pilares de sustentação de um modelo de escola que tem demonstrado sucesso.

Antes de entrar nos resultados – que deixarei para a próxima matéria – irei focar nos pilares que sustentam esta modalidade de escola, que atingiram a média de 6 a 7 no IDEB. Já as escolas diretamente ligadas ao exército tiveram notas médias de 7,7, ante as notas 5,5 de média nacional, de acordo com o último levantamento em 2015, anterior a nova onda de proliferação de escolas militares que fatalmente ajudará em muito no crescimento da média nacional geral.

Os três pilares no conceito de escola militar são:

  • disciplina;
  • gestão e
  • valorização dos professores.

Sobre a disciplina, vamos primeiro relembrar o que diz o dicionário sobre esta palavra. Segue o significado da palavra disciplina segundo o dicionário Aurélio:

substantivo feminino. Obediência aos preceitos, às regras: este trabalho pede disciplina. [Por extensão] Modo de agir que demonstra constância, métodos: a disciplina era necessária para conseguir aquele trabalho. Respeito a um regulamento; submissão ou respeito às regras, às normas, àqueles que são seus superiores etc: disciplina ideológica. Matéria ensinada na escola, em faculdades: não tenho disciplinas esse ano. Boa conduta: certos alunos têm uma péssima disciplina. Regulamentação que garante a satisfação de indivíduos ou instituições. Conjunto dos regulamentos destinados a manter a boa ordem em qualquer assembleia ou corporação; a boa ordem resultante da observância desses regulamentos.

Logo, este pilar é extremamente determinante para que sejam alcançados os objetivos traçados. Ao militar não é dada a exclusividade de uso da palavra. Pelo contrário, ao todo é dada a necessidade dela para se obter sucesso. É uma das ferramentas mais importantes na formação de um cidadão.

Os portões se fecham no horário certo e, por meio da disciplina, da rotina, se dá o início do dia de uma escola, seja militar, seja ela cívico-militar ou quiçá um dia a escola cívico-municipal que é o nosso objetivo implantar na cidade de Valinhos um dia.

O segundo pilar de uma escola de modelo militar é a gestão. No caso das escolas militares a gestão é responsabilidade total de uma junta militar. Na escola cívico-militar a gestão é de civis com o auxílio e supervisão de militares. E na cívico-municipal é também de civis com auxílio da guarda ou polícia municipal.

Por conceito a palavra gestão possui ligação direta com a administração dos recursos. Tudo em uma escola ou em uma instituição chamamos de recursos: as pessoas, os professores, os servidores chamamos de recursos humanos. Ou chamamos de recursos tecnológicos o que reconhecemos como computadores, softwares, telefonia, sistemas de monitoramento e gerenciamento.

Por último e mais importante para uma gestão, temos a informação, que é alimentada por dados processados pelos dois recursos anteriores. Ou seja, se um recurso humano que alimenta de dados um computador – que é o outro recurso – não existissem, não haveria a gestão da informação.
O sucesso de uma gestão, seja para traçar caminhos e objetivos, seja para corrigir caminhos para obtenção dos objetivos, demandam disciplina e gestão, que culminará em informações.

Daí adentramos no terceiro pilar de sustentação do sucesso deste modelo de escola: o professor. Sendo vencida a demanda de que o ambiente de trabalho do professor deve estar livre de acontecimentos e ou eventos que o impossibilitem de trabalhar. Precisamos valorizar o professor, seja na remuneração, que é inerente ao trabalho, e, principalmente, no aperfeiçoamento deste profissional que deve ter aberta e continuamente as portas da reciclagem do conhecimento e do aperfeiçoamento de técnicas de ensino.

Por meio do professor, que é o nosso multiplicador, teremos ou não sucesso no evento de ensinar, de tornar o conhecimento agradável e praticar a interdisciplinaridade de matérias, para que o aluno perceba que cada matéria, por mais que não tenham o mesmo nome, tem o mesmo fim, tem o mesmo desejo, tem correlação.

Com a explanação de todos os três pilares da educação, a segunda fase dos artigos sobre escolas militares esta completa. O próximo passo é tratar de resultados, tratar das demandas e das formas de ingresso em uma escola militar que, de tão desejadas, existem até sorteios de vagas.


Foto: Agência Brasil, retirada do site Diário do Litoral.