Escola militar: quem é o educador?

Escola militar: quem é o educador?

Fiquem tranquilos senhores pais, o educador em uma escola militar não é um militar, e sim um professor, devidamente preparado para o desempenho de sua função.

Por Reinaldo Camargo em 16/06/2020

Se você se interessou pela pergunta e está me acompanhando neste primeiro parágrafo, muito provavelmente você é uma pessoa que se importa com os rumos da educação em nosso país. Talvez você seja um pai ou mãe do tipo que participa da educação dos filhos de maneira ativa. Parabéns! Te convido a seguir comigo e depois me enviar as suas impressões.

No artigo anterior, a importância da formação de caráter foi o assunto principal. Chegamos à conclusão de que alguns pais buscam escolas militares por confiarem que esse tipo de formação ajuda a melhorar a unidade familiar, uma vez que ensina valores como respeito à hierarquia e o respeito às regras. Apesar da confiança no sistema militar de ensino, alguns pais seguem desconfiados: “Mas quem vai, de fato, educar meu filho?”

Fiquem tranquilos senhores pais, o educador em uma escola militar não é um militar, e sim um professor, devidamente preparado para o desempenho de sua função. Os professores em uma escola militar são muito respeitados pelos alunos e também pelos diretores das escolas. Geralmente, os militares participam somente da gestão e não são em todos os modelos de escolas, apenas algumas, assunto este que trataremos no próximo artigo.

Em escolas como essas, os educadores não costumam sofrer qualquer tipo de agressão. Há respeito no ar! Há corredores limpos e móveis bem conservados. As aulas começam no horário e com todos os alunos dentro da sala, sem gritos nem baderna. Neste tipo de ambiente, falta de disciplina não é um problema. Todo bom profissional sonha em poder trabalhar em uma escola assim.

Penso que escolas que se encontram depredadas, com professores sendo agredidos e alunos com baixo aproveitamento escolar escondem um grito por limites. Me parece também que esse limite, essa disciplina necessária, esse respeito, têm sido muito bem desenvolvidos nas escolas militares.

Agora que já sabemos quem é o sujeito com a responsabilidade de ensinar nossos filhos numa escola militar e quem são os importantes colaboradores neste tipo de instituição, convido os que seguem interessados no assunto, a analisarem comigo os números do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), no próximo artigo.

Será que as escolas militares se destacam quando comparadas às escolas não militares?


Foto: freepik