Ericsson inaugura fábrica de 5G no Brasil

Ericsson inaugura fábrica de 5G no Brasil

Ericsson inaugurou no dia 19 de abril fábrica de 5G em São José dos Campos e atenderá as demandas do Brasil e dos países da América Latina.

Por Redação em 26/04/2021

A Ericsson inaugurou, no dia 19 de abril, a primeira linha de produção de 5G da América Latina. A fábrica está localizada em São José dos Campos.

O anúncio ocorreu durante reunião com a comissão ministerial com o Ministro das Comunicações, Fábio Faria, o Presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais, e com Raimundo Cordeiro, ministro o Tribunal de Conta da União, Raimundo Carreiro.

A Anatel entregou ao TCU a precificação do direito de uso das radiofrequências que receberão o 5G. Entregou, além disso, os cálculos referentes aos compromissos de investimentos que serão exigidos como contrapartida das companhias para operar a nova geração de conectividade.

A 5G da Ericsson também vai atender a América Latina

A linha de produção do 5G vai atender as demandas do Brasil e dos países da América Latina. De acordo com o ministro das comunicações, Faria: “Este é um dia histórico para a gente. Estamos quase na última etapa para que nós possamos fazer o leilão do 5G. Agora, está nas mãos do TCU. Vamos trabalhar juntos, Ministério das Comunicações, Anatel e o TCU, para que a gente possa dar celeridade e receber esses investimentos tão importantes em tecnologia, que vão fazer uma revolução nas indústrias do nosso país”.

As placas 5G serão ferramentas de última geração da internet móvel. Elas oferecem uma velocidade mais rápida de internet e irão ocupar a faixa que hoje emissoras de TV utilizam para transmitir seu sinal para quem tem antena parabólica, principalmente no interior do país.

A 5G da Huawei

Conforme publicamos aqui no altavista.news, o governo brasileiro (assim como o americano, o britânico e o francês) não quis implementar a tecnologia 5G por meio da Huawei por uma questão de segurança.

Aliás, de acordo com reportagem da Folha, Paulo Guedes foi o único a receber, no dia 20 de novembro de 2020 , o vice-presidente global de Relações Governamentais da Huawei, Mark Xueman. Em outras palavras, Xueman foi sumariamente ignorado por todos os outros políticos e ministros.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Frederik Lipfert.