Enem: estudante católica discriminada por acessórios

Enem: estudante católica discriminada por acessórios

Estudante católica teve que tirar colar e pulseira durante o Enem por serem adornados de acordo com sua crença, a pedido da supervisora de sala. Entretanto, não há regras contra o uso desse tipo de irem.

Por Redação em 13/02/2021

Nathália*, uma estudante católica, teve que tirar o escapulário e o terço quando prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

De acordo com Nathália, “a supervisora disse que a prova era laica e eu deveria retirar o escapulário e a pulseira de terço, e colocá-los em um saco lacrado junto com o celular”.

A estudante disse que explicou para a supervisora da sala que estava com os mesmos itens quando fez prova do primeiro dia do Enem e não teve problemas. A supervisora, no entanto, afirmou que isso deveria ter ocorrido por uma desatenção dos aplicadores.

De fato, trata-se basicamente de “um colar” e “uma pulseira”.

Regra da supervisora, mas não do Ministério da Educação

O fato foi contado pela própria estudante após o final da prova do Enem, quando sua mãe foi buscá-la. Nathália entrou no carro e desabafou: “Sabia que eu tive que tirar a pulseirinha e o escapulário?”. Após alguns segundos de reflexão, a mãe (Cristina) questionou: “Como assim? Não tem como você usar o escapulário para colar e nem a pulseirinha. Não faz sentido!”.

Inegavelmente, não há qualquer proibição formal ao uso de itens de cunho religioso, nem a anéis, pulseiras e colares.

“A minha vontade era voltar no local e fazer um alvoroço lá mesmo, mas quando ela me contou nós já tínhamos saído de lá e ela estava com fome”, disse a mãe para a Gaudium Press.

Site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira

Nathália não foi a única estudante católica a ter problemas no Enem

Com o propósito de denunciar esse abuso, Cristina publicou seu relato no Facebook.

“Eu nunca tinha ouvido falar de algo assim ocorrendo no Enem ou em provas em geral. Mas com o meu post no Facebook, eu percebi que muitas pessoas já passaram por isso e ninguém abre a boca”, explicou.

Mas afinal, o que é um Estado Laico?

Um Estado laico apenas não impõem nenhuma religião como oficial, e promove a liberdade religiosa como um direito da sociedade.

Ele é diferente do Estado ateu, que proíbe manifestações religiosas.

Fica a pergunta: estudantes podem usar colar e pulseira durante o Enem ou não?

*O nome da estudante foi alterado a pedido dos pais.

Para ler a matéria completa, clique aqui.


Foto: Reprodução/Gaudiumpress