Empresa cria plástico que inativa o Coronavírus

Empresa cria plástico que inativa o Coronavírus

A Nanox criou um filme plástico de PVC para embalagens que inativa o Coronavírus (99,9%) após 15 apenas minutos de exposição.

Por Redação em 30/11/2020

A empresa brasileira Nanox criou um filme plástico de PVC para embalagens de alimentos que inativa o Coronavírus.

Mais especificamente, os resultados indicaram uma redução de quase 100% nas cópias do SARS-CoV-2 após 15 minutos de exposição ao material. Conforme disse Luiz Gustavo Pagotto Simões, diretor da Nanox, “levando em consideração que o filme é utilizado para embalar alimentos que ficam expostos e muito manipulados em supermercados, 15 minutos para eliminar totalmente o novo coronavírus na superfície do material é um tempo bastante satisfatório”. 

A Nanox já havia desenvolvido roupas antivirais até mesmo um saco de lixo que inativa o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Inegavelmente, a empresa adotou a inovação como a principal arma para combater a COVID-19. 

O plástico está sendo comercializado pela Alpfilm. Antes da pandemia, o produto já tinha propriedades antifúngicas e bactericidas, mas evoluiu com a inclusão de partículas de prata para garantir sua capacidade antiviral.

Como o plástico que inativa o Coronavírus funciona?

O material apresenta características comuns de plástico. Entretanto, na sua composição existem micropartículas de prata e sílica.

Para verificar a eficácia do material, os pesquisadores realizaram testes no laboratório de biossegurança nível 3, do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP). Nos experimentos, o filme plástico eliminou 79,9% das partículas do novo coronavírus em três minutos e 99,99% em até 15 minutos.

Para ler a matéria completa, acesse o site Time 24 News.


Foto: divulgação/AlpFilm.

TAGS