Elon Musk: entenda a fuga de empresas da Califórnia

Elon Musk: entenda a fuga de empresas da Califórnia

Elon Musk saiu da Califórnia e várias outras empresas estão migrando. Entenda o motivo da fuga do estado dominado por democratas.

Por Redação em 12/01/2021

Empresas estão saindo da Califórnia. Elon Musk é um exemplo disso: o empresário, que no momento em que esse artigo está sendo escrito é o homem mais rico do mundo, foi para o Texas.

Mas por quê?

Conforme disse Peter Turguniev, do canal Visão Libertária, a Califórnia passou a adotar medidas de terceiro mundo e o terceiro mundo chegou lá rápido.

Um adendo importantíssimo a ser feito é que nos Estados Unidos cada estado tem muito mais autonomia do que o Brasil. Ou seja, um estado pode ser mais ou menos liberal ou burocrático que outro. Um exemplo dessa autonomia é que certas drogas são permitidas em alguns estados, mas não em outros.

Elon Musk e um exemplo perfeito do motivo da fuga de tantas empresas

Um “bate boca” entre Elon Musk e a progressista democrata que se diz apaixonada por trabalhadores Lorena Gonzales, retrata bem o que está acontecendo.

Musk queria reabrir sua empresa na Califórnia em maio de 2020 e já tinha permissão do presidente Trump, do governador e até dos prefeitos da região. Entretanto, a burocrata local foi contra. O empresário, então, disse que iria mover sua empresa para o Texas, ao que Lorena respondeu, em tradução, “vai se f* Elon Musk”.

Tuíte de Lorena Gonzalez com tom ofensivo contra Elon Musk.

Por que empresas foram para a Califórnia em primeiro lugar?

A Califórnia costumava ser um local meio isolado, até que a corrida do outro fator a tornou atrativa. O outro fator é que estúdios de cinema em regiões então mais movimentadas, como Nova Iorque, eram “bombardeadas” com ações de patentes de Thomas Edison. Indo para longe de Nova Iorque e de Edison, no mínimo ficava mais difícil para ele processar as empresas e elas tinham um pouco mais de paz para operar.

Além disso, os primeiros equipamentos de cinema exigiam muita luz e eram geralmente usados em dias ensolarados, comuns na Califórnia.

Mais tarde, surgiram a Arpanet, que um dia se tornaria a internet. Mais ou menos na mesma época um revista cunhou o termo Silicon Valley (Vale do Silício) para designar as várias empresas na região de São Francisco.

O início da fuga

A Califórnia tem aumentado entraves ao empreendedorismo e impostos desde a “bolha da internet”. Ainda assim, os impostos são caros, mas podem valer a pena para estar perto de bons profissionais ou outras empresas. Conforme explicou Peter, o motivo pelo qual a Califórnia se transformou em uma balão furado é um só: Covid-19.

Por um lado, o estado tomou as leis mais autoritárias possíveis para impedir as pessoas de trabalharem ou sair de casa. Entretanto, a mudança que se seguiu mostrou a muita gente que home office é viável – e isso é uma mudança estrutural, nunca voltará a ser como antes. Isso deu uma flexibilidade enorme.

Muitas empresas já estavam incomodadas com as leis socialistas da Califórnia, mas mudar de lá de uma vez só era muito caro: agora é possível fazer isso de forma simples, aos poucos. Dá para mover sua sede e os salários mais altos para outros estados com menos impostos e manter parte da força de trabalho na Califórnia, à distância, e ir fazendo a mudança gradualmente.


Foto: reprodução/Facebook.