Elon Musk escancara a irrelevância das universidades

Elon Musk escancara a irrelevância das universidades

Elon Musk e universidades: cursar ensino superior não é a única forma de se especializar em algo ou de ser bem sucedido financeiramente.

Por Redação em 05/01/2021

Será que ir universidades são essenciais? Elon Musk falou sobre como diplomas, cada vez mais, perderam a relevância no mundo real.

Não é a toa que empresas como Tesla, Apple, Google e Netflix não exigem diploma específico de ensino superior. Há muitas pessoas que sabem fazer bem determinados serviços sem ter pisado em uma universidade. Isso, de acordo com o fundador da Tesla, ocorre porque a internet possibilita o acesso a uma infinidade de informações de forma quase gratuita. Ou seja, o conhecimento descentralizado se mostrou a melhor forma de, como um socialista diria, “democratizar o conhecimento”.

Se você tem bom conhecimento em outras línguas, seu acesso a vastidão de conteúdo online é ainda maior. Além disso, aumentou a quantidade de alternativas ao diploma de ensino superior proporcionadas pela iniciativa privada, como os programas de jovens aprendizes.

Elon Musk: será que Shakespeare foi para a universidade?

Musk também levantou o questionamento: será que Shakespeare foi para a universidade?

Shakespeare, assim como Bill Gates, Silvio Santos, Luciano Hang e Elvis Presley não frequentaram um curso de ensino superior. Mark Zuckerberg também não fez do ensino superior sua prioridade e “largou” Harvard em 2004.

De fato, empreendedores não estão procurando um papel rabiscado, mas pessoas capacitadas e que pensam além do senso comum – elas precisam contratar os mais capacitados para manter seus produtos e serviços competitivos.

Pirulla, biólogo e youtuber, também falou há alguns anos sobre a chamada “cultura do diploma”: a falsa ilusão de que o diploma é quase mandatório para um futuro promissor.

Com o advento da tecnologia e com professores tendo aprendido a dar aulas online durante a pandemia, a ideia de um “ensino superior gratuito e obrigatório” pode ser alvo de pautas progressistas, afinal, já existe uma forte pressão social para obtenção de diploma.

Ensino superior “livre e obrigatório”?

Conforme foi esmiuçado Murray Rothbard no livro Educação Livre e Obrigatória, políticos usam a escola para disseminar ideias compatíveis com seus objetivos e para transformar as pessoas no que o próprio Estado define como “bons cidadãos” – estender isso por toda a vida estudantil de cada um pode ser tentador.

Obviamente, não estamos falando simplesmente de partidos tentando prover ensino superior de forma pseudo gratuita, afinal já é possível obter diplomas por um valor baixo ou até de graça online. Em outras palavras, estamos falando de projetos de ampliação de poder por partidos se aproveitando da cultura do diploma para disseminar ideologias que eles julgam úteis.

Obtendo conhecimento de forma realmente livre

A Khan Academy, sem cobrar nada, oferece cursos e aulas em inúmeros temas. As aulas são dadas por professores vindos de diversas partes do mundo de forma totalmente online.

Caso você queira um diploma internacional de forma gratuita, a University of the People é uma opção. Ela oferece cursos, inclusive, nas áreas de ciência da computação e administração.

Matéria baseada no site Visão Libertária.


Foto: reprodução/YouTube.