De todas as eleições americanas, essa talvez seja a mais conturbada. Dizem que cada voto conta, mas definitivamente não foi o caso.
O juiz federal americano Emmet Sullivan chegou a ordenar, no dia 3, que algumas unidades do Serviço Postal dos Estados Unidos (United States Postal Service – USPS) fizessem buscas em suas instalações para garantir que nenhuma cédula com votos das eleições ficasse “perdida”.
28 dos 50 estados americanos só aceitaram as cédulas que chegaram até dia 2 de novembro: mesmo que o votante tenha feito o envio antes. Nos outros 22 estados, o prazo para varia caso a caso.
Antes do requerimento de busca, Sullivan havia enviado avisos a gerentes do serviço postal “reiterando a importância de processar todas as cédulas eleitorais” no prazo.
Leia também
Quantos votos não foram contabilizados nas eleições americanas?
O resultado é que, de acordo com o próprio USPS, eles não conseguiram quase 7% das cédulas que estavam nas instalações de triagem dos Correios dos Estados Unidos no dia 3 de novembro a tempo para apresentação aos funcionários eleitorais.
Em outras palavras, eles não enviaram cerca de 8 mil cédulas no prazo. O governo americano, através da NASA, tem tecnologia para comandar robôs em Marte, mas não conseguiu realizar a eleição com sucesso.
Para ler a matéria completa, acesso o site G1.
Foto: Arnaud Jaegers.