Efeitos de rede: Parte 2 – Como funcionam os efeitos de rede?

Efeitos de rede: Parte 2 – Como funcionam os efeitos de rede?

Efeitos de Rede estão presentes no nosso cotidiano. Em síntese, redes são compostas de nós e links. Nós são os participantes e links são as conexões entre eles.

Por Redação em 08/04/2021

Já falamos sobre efeitos de rede aqui no altavista.news. Em termos gerais, as redes são sistemas interconectados de pessoas ou coisas. Elas podem ser encontradas em quase todos os sistemas complexos – qualquer coisa, desde redes de energia e estradas até mídias sociais e cérebros humanos. Mas como funcionam os efeitos de rede?

Redes de todos os tipos compartilham várias características comuns. Compreender os componentes subjacentes das redes é útil para fundadores que buscam construir seus próprios negócios de efeito de rede.

Nós e links: como funcionam os efeitos de rede

Em um nível muito básico, as redes são compostas de nós e links.

Redes são compostas por nós e links. Imagem: Reprodução.

Os nós são os participantes da rede: consumidores, dispositivos, clientes, compradores, vendedores, corretores, etc. Diferentes tipos de nós podem ter funções muito diferentes dentro da mesma rede.

Finalmente, o tamanho da rede pode ser medido pelo número total de nós em uma rede. O tamanho de uma rede por si só não determina o valor, porque a quantidade de atividade em uma rede pode variar.

Links são as conexões entre nós ou grupos de nós em uma rede. Nem todos os links entre os nós de uma rede são iguais, variando em termos de resistência, por exemplo.

Um para um versus um para muitos

Os relacionamentos entre os nós em uma rede podem ser um para um ou podem ser um para muitos.

Você, falando diretamente com alguém no Facebook, seria um exemplo de um nó enviando conteúdo para outro. Você fazendo vídeos para o YouTube seria um exemplo de um nó enviando conteúdo para vários ao mesmo tempo.

O principal atributo das conexões um para muitos é que são links direcionados, onde o fluxo da interação é unidirecional. Os relacionamentos um a um, por outro lado, costumam ser funcionalmente recíprocos. Portanto, eles não são direcionados. A interação flui para os dois lados.

Este é o vídeo que originou esta série de artigos:

Demais artigos sobre os efeitos de rede:
Parte 1 – O que eles são?
Parte 3 – Propriedades da rede
Parte 4 – Construir e manter efeitos de rede
Parte 5 – Conceitos relacionados

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Alina Grubnyak.