E-commerce: o que permanece após a pandemia?

E-commerce: o que permanece após a pandemia?

Os empreendedores que tiveram seus negócios impulsionados, investiram alto e agora não sabem se o e-commerce permanecerá após a pandemia.

Por Redação em 26/01/2021

O pequeno empreendedor brasileiro que teve o crescimento do seu negócio impulsionado pela pandemia fez investimentos e planejou o futuro com base na quarentena. Mas será mesmo que todos os produtos e serviços, como os e-commerces, permanecerão após a pandemia?

Alguns empresários, e aqui incluem-se os micros, pequenos ou empresários já consolidados no mercado, esqueceram que a pandemia não dura para sempre.

Outro fator a ser considerado é que o comportamento do consumidor muda.

Embora 46% dos brasileiros tenham aumentado o volume de compras on-line durante a pandemia, essa realidade pode mudar em pouquíssimo tempo.

Aliás, um estudo aponta que somente 30% do e-commerce criado em função da crise sanitária (pandemia) vai permanecer ativo quando o surto chegar ao fim.

E-commerce e a pandemia

Segundo o Portal NSC, boa parte daquilo que o e-commerce conquistou durante a pandemia, no total de vendas do varejo, veio para ficar. Mas isso não significa que todos os negócios abertos durante a pandemia sobreviverão a ela.

É o que aponta o relatório Global Outlook 2021, feito pela Mastercard.

Por outro lado, os gastos via e-commerce aumentaram de 10% a 16% (somente) no pico da pandemia, em comparação com os níveis anteriores à crise.

De acordo com o portal, a expectativa é que de 20% a 30% das operações que migraram das lojas físicas para o meio digital durante o auge da pandemia permanecerão.

O presidente da Mastercard Brasil e Conesul, João Pedro Paro Neto, declarou que 46% dos brasileiros aumentaram o volume de compras on-line durante a pandemia e 7% fizeram uma compra on-line pela primeira vez.

E aqui tem-se dados bem importantes: apesar de 46% dos brasileiros terem aumentado o volume de compras on-line, isso não significa que o valor em compras tenha aumentado na mesma proporção.

Moeda

Outro dado importante a ser ressaltado é que, com as vendas online, o dinheiro em espécie (papel moeda), deixa de circular.

De acordo com o portal, “a projeção é que ocorra uma redução nas transações com dinheiro físico, e uma redução dos riscos e custos associados ao armazenamento.

Para ler a matéria na íntegra, clique aqui.


Foto: Wicked Monday.