DuckDuckGo vai fornecer dados de quem rastreia a navegação dos internautas

DuckDuckGo vai fornecer dados de quem rastreia a navegação dos internautas

DuckDuckGo, famoso buscador americano, “vai “dedurar” quem faz a coleta de suas informações quando você surfa pela rede.

Por Redação em 20/01/2021

O DuckDuckGo, site de busca com foco na privacidade do usuário, informou que vai compartilhar com os navegadores independentes um relatório completo com os dados de ferramentas de rastreio e coleta de informações de navegação dos usuários na internet.

Em outras palavras, o DuckDuckGo vai “dedurar” quem coleta suas informações quando você surfa pela rede.

O conjunto de dados foi apelidado de “Tracker Radar” e conta com detalhes de 5.326 domínios de internet, usados por 1.727 empresas que atuam no monitoramento e coleta de dados de navegação do usuário, conforme entrevista exclusiva concedida ao CNET.

O objetivo é que estas informações sejam utilizadas por navegadores “fora do eixo mainstream” e que apresentam uma política de valorização da privacidade, como o Vivaldi, por exemplo.

Inclusive, o Vivaldi já confirmou que está utilizando as informações.

DuckDuckGo: em nome da sua privacidade

Gabriel Weinberg, CEO do DuckDuckGo, assegurou que outras empresas também vão adotar os dados reunidos.

Segundo ele, extensões e aplicativos do buscador do Google foram baixados 20 milhões de vezes (uma média 100 mil downloads por dia) somente em 2019.

Empresas de publicidade estão entre as que mais coletam informações de internautas, montando perfis de consumo para melhor direcionarem anúncios de produtos e serviços. Você já percebeu que quando pesquisa algum produto, logo em seguida este produto passa a acompanhar você virtualmente, não é?

Isso acontece porque, como falamos acima, as agências de publicidade têm acesso às informações através do seu computador. Elas são informadas sobre o que você pesquisou, onde esteve, em que foto comentou e etc. Em outras palavras, privacidade zero.

“Entretanto, o campo não é livre de questionamentos — alguns, de cunho político, inclusive — sobre o que constitui uma coleta justa versus o que é uma violação de informações pessoais”.

No Brasil: LGPD

Diversos países estão ajustando suas leis que priorizam a privacidade do usuário na internet.

Na Europa, já está vigente a GDPR, enquanto no Brasil ainda estamos em fase de implementação total da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.


Foto: Dawit.