Documentos vazados revelam parte do plano da China para controle da internet global

Documentos vazados revelam parte do plano da China para controle da internet global

A China tem planos para controle da internet global - e nem Xi Jinping esconde isso. Como isso pode ser feito? Parte do segredo está nos DNS.

Por Redação em 02/09/2021

O partido comunista da China tem plano para controle da internet global, de acordo com documentos internos do governo recentemente obtidos pelo portal Epoch Times.

Conforme os documentos, Xi Jinping pessoalmente ordenou ao regime comunista que concentrasse seus esforços nesse controle.

A China não guarda segredo de que tem plano para controle da internet

De fato, em um discurso de janeiro de 2017, Xi disse que o poder de controlar a Internet era o foco principal da estratégia de dominação mundial e apontou os Estados Unidos como uma “força rival” que se coloca no caminho das ambições do regime.

Esse passo seria importante para que o regime possa exercer o que Xi descreveu como “poder da palavra” sobre as comunicações e discussões no cenário mundial.

Xi disse que o partido pretende obter controle total sobre todas as partes do ecossistema online: aplicativos, conteúdo, qualidade, capital e trabalho.

Sua fala foi feita em uma reunião de liderança do Comitê Central para Assuntos do Ciberespaço – órgão chinês de censura da Internet –, em Beijing, em janeiro de 2017, e detalhada em documentos internos emitidos pelo governo provincial de Liaoning, sudeste da China.

O “Grande Firewall”

Tendo construído com sucesso o aparelho de vigilância e censura da Internet mais extenso e sofisticado do mundo, conhecido como o Grande Firewall – um trocadilho em inglês com a grande muralha (Great Wall) –, o Partido Comunista Chines defende uma Internet chinesa cujos valores vão contra o modelo aberto defendido pelo Ocidente.

Em vez de priorizar o fluxo livre de informações, o sistema do partido comunista da China se concentra em dar ao Estado a capacidade de censurar, espionar e controlar os dados da Internet.

Como controlar a internet

Xi ordenou que o regime se concentrasse em três áreas “críticas” em sua busca pelo controle da Internet global. Uma delas é controlar a infraestrutura subjacente à Internet, como servidores raiz do Sistema de Nomes de Domínio (DNS), disse Xi.

Se o regime chinês obtiver controle sobre mais servidores raiz, poderá redirecionar o tráfego para onde quiser, disse Gary Miliefsky, especialista em segurança cibernética e editor da Cyber Defense Magazine, ao Epoch Times.

Por exemplo, se um usuário quiser ir a um artigo de notícias sobre um tópico que Pequim considera sensível, o servidor DNS do regime pode direcionar o usuário a uma página falsa que diz que o artigo não está mais na Internet.

“No momento em que você controla a raiz (…) você pode controlar o que as pessoas veem, o que as pessoas não veem”, disse Miliefsky.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Lars Kienle.