Digitalize seu negócio ou perca clientes

Digitalize seu negócio ou perca clientes

Digitalize seu negócio ou perca clientes: o departamento de tecnologia de uma empresa nunca esteve tão em alta como agora. E não é por menos!

Por Redação em 17/03/2021

O departamento de tecnologia de uma empresa nunca esteve tão em alta como agora. E não é por menos. Digitalize seu negócio ou perca clientes para um concorrente.

E foi sobre esse assunto que Cezar Taurion publicou um artigo no Medium.

Ele começa mencionando “IT Doesn’t Matter”, um artigo de 2003 de Nicholas Carr . Taurion diz que, atualizando o artigo para hoje, “seria algo como implementar um ERP é apenas cumprir a obrigação de buscar eficiência, mas não agrega nenhum valor competitivo. Apenas diminui a perda de eficiência que, certamente, a empresa tem hoje”.

De acordo com ele, a empresa que ainda não fez este movimento ou movimento similar, tem algo muito errado em sua gestão.

Ora, se a organização enxerga TI como commodity, um “mal necessário” que está distante do seu negócio principal, está correndo sério risco de sobrevivência.

Sim, digitalize seu negócio, verdadeiramente falando.

“O mundo digital já chegou, e nenhuma empresa ficará imune às suas transformações. As tecnologias digitais têm o potencial de transformar por completo empresas e setores de indústria. Portanto, definir e colocar em ação uma estratégia digital é essencial para a empresa se manter relevante ou sobreviver no século 21”, afirma Taurion.

Digitalizando seu negócio

“Empresas que aplicam tecnologias e aplicações que permitem automatizar ao máximo processos e operações, melhorar substancialmente as tomadas de decisões (mais baseadas em dados e menos em intuições), criam relacionamentos estreitos e individualizados com seus clientes, e saem da casca, inovando e reinventando seus próprios modelos de negócio, são entendidas como digitais”.

De acordo com Taurion, mesmo hoje em dia, os sistemas de gestão ainda são os herdados das formas mais antigas de organização humana, como as Forças Armadas e a Igreja.

Sabe-se que essas organizações foram planejadas com o propósito de comando e controle, em uma época que não havia internet e muito menos smartphones.

“São estruturas com muitas camadas hierárquicas, intensa burocracia e distante dos clientes. A liderança não foca nos clientes, mas na concorrência, com a mentalidade presa em obter crescimento incremental levemente maior que o PIB, conquistando fatias de mercado contra os mesmos competidores de sempre e imitando alguns dos melhores modelos aqui e ali”.

Novo modelo de negócios

“O desafio é que reinventar um modelo de negócios quando as coisas estão funcionando ou dentro de uma crise econômica, parece ser uma ideia alucinada”, afirma.

Embora, em um mundo de exponencialidades e globalizado, a inovação não espera por você.

Temos diversos exemplos de empresas e startups que usaram a tecnologia a seu favor e inovaram mudando drasticamente o mercado tradicional.

Uber, Netflix e Airbnb são exemplos claros deste movimento.

“As empresas que já estão no mercado, ou ignoram ou até inventam novas tecnologias, mas por elas canibalizarem sua “cash cow”, não investem nelas e acabam sendo ultrapassados por novos entrantes, que não precisam se preocupar com o legado”.

A lição é: digitalize seu negócio antes que um concorrente tome teu mercado.

Para ler o artigo na íntegra, clique aqui.


Foto: Daniel Josef.