Desenvolvedores em escassez: falta mão de obra especializada

Desenvolvedores em escassez: falta mão de obra especializada

Os profissionais de tecnologia da informação são essenciais para a continuidade da humanidade, mas desenvolvedores estão em escassez.

Por Redação em 05/11/2020

Os profissionais que atuam na área de tecnologia da informação, neste momento, são essenciais para a continuidade da humanidade. A afirmação é forte, mas os desenvolvedores, aqueles que arquitetam, projetam e executam todos os tipos de sistemas, programas e etc., estão em falta.

Antecipadamente, a falta de mão de obra especializada, de desenvolvedores, em especial, é preocupante.

Enquanto isso, o IBGE anuncia que a previsão até 2024 é que existam cerca de 290 mil vagas em aberto para o setor.

Desenvolvedores em escassez

Antes de tudo, a equação é inversamente proporcional. A quantidade de empresas de tecnologia tem aumentado, entretanto, os profissionais especializados, bons desenvolvedores e outros, estão cada vez mais escassos.

Em suma, de acordo com o Portal Campinas Tech, existem poucos profissionais formados no mercado na área.

“A missão de encontrar profissionais qualificados e certificadas nesta área tem sido um grande desafio, não só para os Recursos Humanos, como para toda a organização, que sofre com a demora na entrega de projetos e solução dos problemas”, afirma o Portal.

O mundo atual exige profissionais cada vez mais especializados, e isso não é tão simples quanto parece, pois embora se fale em automatização, era da informação, etc, parte dos profissionais da área não conseguem acompanhar a evolução do mercado.

Em Campinas (SP) a Share RH, um hub de soluções em Recursos Humanos, vem desenvolvendo desde 2019 diversos programas para formação de profissionais na área, realizando parcerias com grandes empresas como Venturus e criando programas próprios de inclusão como Woman Can Code e AfroDev.

Somente em Campinas, existem hoje mais de 4 mil vagas em aberto no setor. A informação vem do site Trabalha Brasil.

Inovações do Mercado de Trabalho

A Lavore Mio, surgiu a partir da percepção da demanda de requalificação profissional. A startup tem como objetivo formar os profissionais que as empresas procuram no mercado de trabalho.

E falando em inovação, a Lavore Mio utiliza a tecnologia de blockchain para fazer o registro de certificados e diplomas de todos os alunos, além de oferecer um planejamento de carreira, apontando qual a necessidade de especialização de determinada pessoa para desenvolver tal função.

Paulo Miri, co-fundador da empresa, explica que a proposta é oferecer um plano de carreira aberto ao público de forma geral. “Cada candidato, por assim dizer, terá seu direcionamento de acordo com a carreira pretendida. A Lavore Mio atua exatamente nisso, na formação do profissional e na parte comprobatória de certificados e diplomas”, aponta.

Novo Futuro Tech

O portal Campinas Tech está participando de um programa nacional: o Novo Futuro Tech, onde serão pré-selecionados 1.000 participantes que receberão bolsas para formação básica em programação e posteriormente haverá a possibilidade de contratações com as empresas parceiras do programa. Conheça o Campinas Tech Talents.

Para saber mais sobre o assunto e ler a matéria na íntegra, clique aqui.


Foto: Piotr Wilk.