Democracia e política

Democracia e política

A democracia é imperfeita, mas o fato é: se você não participar, no mundo de hoje, alguém vai fazer isso no seu lugar.

Por Redação em 17/02/2022

A polítia é um instrumento imperfeito, sujo, grosseiro, frequentemente corrupto e às vezes até criminoso – mas é o instrumento que temos para organizar o Estado, definir relações de poder e articular a sociedade. As alternativas são alguma forma de totalitarismo ou o caos.

Ao contrário do que muitos pensam, a política é tão antiga quanto a humanidade. No seu livro clássico As Histórias, o grego Heródoto já descrevia as manobras, os golpes de estado, as intrigas e as táticas adotadas por reis, imperadores, generais e outros homens poderosos na Grécia e na Pérsia de 2.500 atrás. Quem lê se surpreende com a atualidade: a mistura de ideias, uso de poder econômico e de força bruta para obter apoio popular e poder é exatamente o que vemos na política de hoje.

O mundo mudou muito em 2.500 anos, mas a natureza humana, suas ambições e necessidades permanecem mais ou menos iguais. E a política continua sendo o principal instrumento de organização das ideias a respeito de sociedade e Estado, e de colocar essas ideias na prática. Ou entendemos essas ideias – e compreendemos como funciona a política – ou permaneceremos alienados desse processo, como meros fantoches nas mãos de forças poderosas que não compreendemos.

De nada adianta rejeitar a política ou classificá-la como uma prática exclusivamente desonesta e corrupta. A rejeição não nos salva, e nem torna a política melhor. A essência da política é o poder – poder para piorar o mundo ou torná-lo melhor; poder para realizar coisas grandes e pequenas; poder para destruir e construir. Em uma democracia, na teoria, esse poder é conferido através do voto, pelo eleitor.

Mas a prática é diferente da teoria.

* Texto por Roberto Motta


Foto: Scott Rodgerson