Demissões online: gestor demite 900 funcionários durante reunião

Demissões online: gestor demite 900 funcionários durante reunião

Nunca se ouviu falar tanto em propósito no mundo corporativo como agora. Também nunca ouvimos falar tanto em demissões online como agora.

Por Mauricio Conti em 07/12/2021

Nunca se ouviu falar tanto em propósito no mundo corporativo como agora. Também nunca ouvimos falar tanto em demissões online como agora. 

Qual o propósito da empresa? Sua marca tem propósito? Qual o propósito desta campanha? Este produto tem um propósito?

O mundo está cheio de perguntas e, não surpreendentemente, os clientes buscam cada vez mais respostas. 

A verdade é que durante anos empresários e executivos tentaram evoluir esta questão, assim como continuam tentando demonstrar um propósito voltado para a preocupação com o desenvolvimento econômico, social e ambiental, a famosa ESG, que envolve, principalmente, questões de governança e compliance. 

Em contrapartida, as empresas entregam suas reputações a estes mesmos gestores, e vamos combinar, nem sempre eles conseguem manter a linha. E é por isso que a ausência de um propósito claro pode destruir a reputação de uma empresa ou instituição.

Propósito sem aderência pode ter sido a causa de demissões online

Recentemente Vishal Garg, diretor-presidente da Better.com demitiu 900 funcionários. Sim, é isso mesmo: 900 funcionários de uma só vez.

Surpreendentemente isso aconteceu de forma virtual, via videoconferência, durante o famoso Zoom da semana, e em apenas três minutos.

“Se você está nesta teleconferência, você faz parte do grupo azarado que está sendo demitido”, disse Garg.

O anúncio abrupto de rescisão de contrato colocou o executivo no topo da lista das mancadas empresariais, ou melhor, das empresas que não conseguem trabalhar seu propósito internamente. 

O fato é que vivemos um momento bastante diferente no mundo corporativo. Ainda assim, hábitos tradicionais de trabalho foram alterados.

O home office, por exemplo, virou rotina, e a maioria dos colaboradores também estão aprendendo a lidar com isso. 

A gente sabe que quando isso acontece, tem sempre dois pontos: de um lado o colaborador que se sente livre para trabalhar em casa ou em qualquer outro lugar, e do outro lado, a empresa que espera resultados deste colaborador. 

Mas vale também ressaltar que quando se aumenta a liberdade, muitas vezes, aumenta também a expectativa sobre o retorno. Neste caso, sobre a entrega de resultados. 

O caso Better e as demissões online

Quando uma empresa como a Better.com divulga o propósito de facilitar a vida das pessoas (clientes), com atendimento humanizado, amigável e agradável, por exemplo, não pode demitir 900 funcionários de forma tão fria assim. 

Entretanto, não se pode oferecer aquilo que não se tem. Se a empresa não é humana o suficiente, não pode exigir que os funcionários sejam sensíveis o suficiente para vender seus produtos. 

Em outras palavras, quando a empresa demite 9% do quadro de funcionários de maneira fria e mecânica, mostra para todo o ecossistema o quanto seu propósito é vago e falho. 

Propósito é algo que precisa ter aderência. E isso começa com o time de colaboradores. É algo de dentro para fora e que deve acontecer de forma natural. 

E é por isso que eu não canso de dizer: é essencial que as empresas aprendam a lidar com os colaboradores, inclusive em situações como esta, de demissão em massa. 

O capital humano ainda é o maior bem de uma empresa! Se a empresa não consegue incutir propósito nas pessoas, sempre sofrerá com isso. 

Isso cabe também aos gestores. Na maioria das vezes, são eles quem representam as empresas. É preciso deixar as dificuldades de lado e aprender a mover todo o time num mesmo propósito!

Ao meu ver, este é o caminho.  

Mauricio Conti – founder wconnect e Simples Id. 


Foto: Chris Montgomery.