Decisões baseadas em dados: 5 passos para começar

Decisões baseadas em dados: 5 passos para começar

Veja 5 passos simples e práticos para tomar decisões baseadas em dados. Fazer isso é cada vez mais essencial e não precisa ser complicado.

Por Redação em 31/05/2021

O que significa “tomar decisões baseadas em dados?” Este termo descreve um processo de tomada de decisão que envolve a coleta de dados e extração de padrões para fazer inferências que influenciam a tomada de decisão.

Em outras palavras, a tomada de decisão baseada em dados (ou DDDM) é o processo de tomada de decisões organizacionais com base em dados reais, em vez de apenas intuição ou observação.

E como tomar decisões baseadas em dados?

1. Conheça sua missão

Identifique os problemas em seu determinado setor e mercado competitivo e compreenda-os completamente. Estabelecer esse conhecimento básico irá equipá-lo para fazer melhores inferências com seus dados.

Antes de começar a coletar dados, você deve começar identificando as perguntas que deseja responder para atingir seus objetivos organizacionais. Ao determinar as perguntas, você será capaz de agilizar o processo de coleta de dados e evitar o desperdício de recursos.

2. Identifique as fontes de dados

Reúna as fontes das quais você extrairá seus dados. Você pode coordenar informações de diferentes bancos de dados, formulários de feedback baseados na web e até mesmo mídias sociais. Coordenar suas várias fontes parece simples, mas encontrar variáveis ​​comuns entre cada conjunto de dados pode ser extremamente difícil.

3. Limpe e organize os dados

Surpreendentemente, 80 por cento do tempo de um analista de dados é dedicado à limpeza e organização de dados, e apenas 20 por cento é gasto realmente realizando a análise.

Essa chamada “regra 80/20” ilustra a importância de ter informações claras e organizadas antes de tentar interpretar o que isso pode significar para sua organização. O termo “limpeza de dados” refere-se ao processo de preparação de dados brutos para análise removendo ou corrigindo dados que estão incorretos, incompletos ou irrelevantes.

Para fazer isso, comece construindo tabelas para organizar e catalogar o que você encontrou. Crie um dicionário de dados, uma tabela que cataloga cada uma das suas variáveis ​​e as traduz para o que significam para você no contexto deste projeto específico. Essas informações também podem incluir o tipo de dados e outros fatores de processamento.

4. Realize análises estatísticas

Depois de limpar completamente os dados, você pode começar a analisar as informações usando modelos estatísticos. Neste estágio, você começará a construir modelos para testar seus dados e responder às questões de negócios que você identificou anteriormente no processo.

Testar modelos diferentes, como regressões lineares, árvores de decisão, modelagem de floresta aleatória e outros, pode ajudá-lo a determinar qual método é mais adequado para seu conjunto de dados.

5. Tire conclusões

A última etapa na tomada de decisão baseada em dados é chegar a uma conclusão. Pergunte a si mesmo: “Quais novas informações você aprendeu com a coleta de estatísticas?” Apesar da pressão para descobrir algo inteiramente novo, um ótimo lugar para começar é perguntando a si mesmo perguntas para as quais você já sabe – ou acha que sabe – a resposta.

Muitas empresas fazem suposições frequentes sobre seus produtos ou mercado. Por exemplo, eles podem acreditar que “existe um mercado para este produto” ou “isto é o que nossos clientes desejam”. Mas antes de buscar novas informações, primeiro teste as suposições existentes. Provar que essas suposições estão corretas lhe dará uma base para trabalhar. Como alternativa, refutar essas suposições permitirá que você elimine quaisquer alegações falsas que, talvez sem saber, tenham impactado negativamente sua empresa.

Ajuda profissional para tomar decisões com base em dados

A wconnect oferece vários serviços relacionados a big data, desde a geração de leads altamente qualificados – uma simples qualificação até o agendamento de reuniões para seus melhores executivos – chegando até a implementação de um INTERNET BANK para sua empresa, entregando a solução completa até a entrada em operação.

Para mais informações, clique aqui.


Foto: Luke Chesser.