Decisão: qual a importância da análise de dados ?

Decisão: qual a importância da análise de dados ?

Saiba como a tomada de decisões baseada em dados e fatos pode ser mais assertiva para a administração do seu negócio.

Por Redação em 26/01/2022

Na semana passada demos início a nossa série sobre como valorizar seu negócio com o uso de big data e business analytics. Falamos do universo de possibilidades que a análise de dados proporciona a uma empresa. Hoje vamos falar pontualmente sobre a decisão e qual a importância da análise de dados.

A análise de dados e a decisão

Quando a análise de dados é completa, reúne informações do passado, do presente e até do futuro. Isso porque torna-se possível apresentar tendências futuras. 

Com base nesta figura, podemos tirar algumas conclusões. Acompanhe:

Acervo Pessoal/Valêncio Garcia.

Processo Decisório baseado em fatos e na análise de dados para a decisão

O gestor toma decisões embasado em todas as informações geradas de todos os blocos abaixo. Todavia, essas informações apresentam os fatos do passado, do presente e até as tendências futuras. 

Tendo conhecimento dessas análises, os gestores podem decidir de forma muito mais assertiva e menos intuitiva (nada contra a intuição). 

Ou seja, as decisões passam a ser tomadas baseadas em  fatos e análises matemáticas que são precisas, independente da experiência do gestor que as está tomando.

Minha opinião é que essa é a melhor forma de decidir, gerando menos estresse e impessoalidade.

Fontes de dados 

É importante que a análise de negócio determine as fontes e os mecanismos de buscas tecnológicas. Além disso, de que forma irão coletar os dados que serviram de fonte primária de formação das informações para o processo decisório. 

Uma análise super importante neste momento é: que tipo de fonte de dados é relevante para o meu negócio? Onde essas informações deverão ser coletadas, que tipo de informação e qual o mecanismo correto?

Big Data e Business Analytics

Aqui temos um bloco exclusivo para fontes de informações, algoritmos, funções e comportamento dos dados que irão formar as análises. 

Em outras palavras, aqueles que podem ser apresentados por meio de um BI – Business Intelligence ou outro tipo de análise.  Quais servirão de base para a tomada de decisões?

A experiência na utilização dessa nova forma de decidir derruba mitos e trás à luz decisões que antes eram tomadas sem base científica. 

Essa nova forma de auxiliar na tomada de decisão, num primeiro momento, é algo novo e diferente, mas com o passar do tempo mostra-se a que veio. Isso sem contar que em um curto espaço de tempo, será a única forma de tomar decisões.

Bases de Dados

Esse é  o bloco que armazena todos os dados de forma coerente para que se possa extrair informações.

É aqui onde essas informações associadas aos algoritmos de negócios demonstram a melhor forma para agir e decidir.

e-Governo

Informações adicionais vindas do Governo são relativamente importantes para a tomada de decisões.

Aqui estamos nos referindo aos impostos, funcionários, FGTS, INSS, Receita Federal, Secretaria da Fazenda, entre outros.

Todos sabemos que hoje o Governo pode viabilizar ou inviabilizar a abertura de um negócio, por exemplo.

As mudanças nas leis podem favorecer ou inviabilizar negócios. Por isso ter dados e informações do governo se tornou tão importante e decisivo para a tomada de decisões. 

Acervo Pessoal/Valêncio Garcia.

Esta imagem ilustra a justificativa da adoção de um consultor externo no processo de análise de dados para a tomada de decisão.

E sim, esta é também uma forma gráfica para atingir os seus objetivos.

Um consultor externo ajuda você a obter esse conhecimento, iniciando com um único caso de uso e, em seguida, aplicando as lições aprendidas para mais iniciativas em toda a empresa. 

Ao longo do caminho, as perguntas que emergem irão ajudá-lo a ajustar os processos, abordagens e estratégias para a construção de uma cultura verdadeiramente orientada a dados.

No próximo artigo, vamos falar um pouco mais sobre os desdobramentos da análise de dados para a tomada de decisão.

Espero que você nos acompanhe nesta jornada de artigos.

Um abraço,

Valêncio Garcia.

TAGS