Dashboard design: o que significa, melhores práticas e exemplos

Dashboard design: o que significa, melhores práticas e exemplos

Dashboard design: trata-se do design dos painéis de aplicativos e softwares. É muito importante fazê-lo prático e simples para o usuário.

Por Redação em 01/10/2021

Dashboard design é muito importante. “Dashboard” pode ser entendido como painel, por exemplo o painel usado ​​para exibir as informações mais importantes e úteis em seu aplicativo.

“Dashboard design”, portanto, se refere ao design de um painel. Sabe quando você entra em um app e vê as principais opções dispostas de uma maneira clara e interessante? É exatamente disso que estamos falando.

Neste artigo, vamos ver algumas práticas recomendadas para obter um bom design de painel.

Dicas de dashboard design

Os painéis devem mostrar apenas informações relevantes

Os painéis devem sempre economizar o tempo do usuário. Sempre projete seu painel de forma que ajude o usuário a ser mais eficiente.

Quais são os componentes mais comuns do painel?

Os melhores painéis tendem a não incluir mais de 5 ou 6 opções em sua visualização inicial. Essas opções variam muito de acordo com quem é o seu cliente e o que o app se propõe a fazer.

Tente manter uma única tela para melhorar a experiência do usuário no painel.

Escolha um tipo de design de painel

Você já provavelmente leu que existem três tipos principais de design de painel. Na verdade, isso só é verdade quando se olha para os painéis de Business Intelligence. Os três tipos principais de painel de BI são:

  • Painéis operacionais – esses painéis ajudam o usuário a ver o que está acontecendo agora;
  • Painéis analíticos – esses painéis dão ao usuário uma visão clara das tendências de desempenho e problemas potenciais;
  • Painéis estratégicos – este tipo de painel permite ao usuário rastrear seus principais objetivos estratégicos por meio de KPIs;

Painéis operacionais

Painéis operacionais são usados ​​para mostrar ao usuário coisas que estão acontecendo no momento do uso. Por exemplo, em um aplicativo de análise da web, o painel operacional pode incluir informações como: usuários ativos no site, principais referências sociais e visualizações de página por minuto.

Um exemplo clássico é o painel em tempo real do Google Analytics.

google right now example of dashboard design

Painéis analíticos

Painéis analíticos são usados ​​para apresentar conjuntos de dados importantes ao usuário, sempre refletidos em relação ao desempenho anterior. Eles devem ser centrados em dados e mostrar tantas visualizações de dados relevantes quanto possível.

Os painéis analíticos devem liderar com os dados principais da conta na frente e no centro e devem minimizar os elementos gráficos. Eles servem como um barômetro do status do usuário em seu aplicativo e tornam mais fácil para o usuário identificar os problemas. Confira este bom exemplo do Manson Yarnell:

example of best practices for dashboard design

Painéis estratégicos

Painéis estratégicos são usados ​​para indicar o desempenho em relação a um conjunto de indicadores-chave de desempenho (KPIs). Como visto neste ótimo exemplo da Cascade, um painel estratégico deve refletir o desempenho do seu usuário em relação aos objetivos estratégicos… E não muito mais.

cascade strategic dashboard - justinmind

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: Kelly Sikkema.