Customer Data Platform é um software que fornece controle sobre todos os dados do cliente, em tempo real e em um único local. O objetivo é fornecer uma visão ampla do cliente para toda a empresa, que pode ser utilizada para gerar interações relevantes e criar experiências personalizadas.
Primeiramente, são coletados diversos dados, de diversas fontes. Ao conectar-se com todas estas origens possíveis e reunir o máximo de informações disponíveis, o CDP utiliza uma série de algoritmos determinísticos e probabilísticos para criar modelos de compreensão de cada consumidor e determinar seu perfil. O CDP cria uma identidade única para cada cliente, ligada diretamente às suas informações.
Quanto maior o número de fontes utilizadas, maiores são as chances de entender o perfil do consumidor e criar uma imagem real do cliente, facilitando a criação de uma abordagem personalizada.
Uma das maiores dificuldades dos profissionais de marketing é justamente lidar com a grande quantidade de informações disponíveis. O CDP condensa tudo isso, facilitando a sua visualização e controle.
Além do mais, as preferências dos clientes mudam com o tempo e analisando várias fontes a empresa poderá se adaptar rapidamente a essas mudanças, identificando mudanças no perfil sempre que elas ocorrerem.
Quais dados o Customer Data Platform coleta e como coleta?
O CDP utiliza diversas fontes para coletas de dados. Entre elas estão:
Leia também
- call center ─ contatos diretos via telefone;
- vendas ─ contatos com os vendedores;
- aplicativos ─ utilização de aplicações móveis;
- produtos ─ interação com produtos;
- redes sociais ─ dados em modo público nas mídias;
- sites ─ estilo de navegação em sites;
- entre outros.
Entre os dados que são coletados, estão:
- histórico com a empresa;
- compras passadas;
- dados demográficos;
- dados de evento;
- utilização de produtos;
- dados de parceiros e terceiros.
O Customer Data Platform supre diversas demandas relacionadas a coleta, armazenamento e gestão de dados e em relacionadas a uma abordagem personalizada para cada cliente, entendendo quem ele é e do que precisa. Certamente, ouviremos falar muito sobre essa ferramenta no futuro.
Para ler a matéria completa, acesse o site Transformação Digital.
Foto: Blake Wisz.