Curva de Laffer: entenda o que é com um exemplo simples

Curva de Laffer: entenda o que é com um exemplo simples

Entenda a Curva de Laffer: se o governo sufoca o empreendedor, uma hora ele "morre", e obviamente ninguém consegue taxar um morto.

Por Mari Gatti em 16/11/2021

Para que você entenda a curva de Laffer na prática, basta olhar para a Venezuela.

Basicamente, a ideia é que existe uma alíquota ideal para arrecadação de impostos. Um governo que cobrasse 90%, por exemplo, do lucro ou salário de todos, a produção cairia (entre outras coisas porque muitas empresas não aguentariam pagar tudo isso).

Caindo a produção, caem os impostos, porque são, por definição, uma taxa sobre a produção de algum produto ou serviços.

“Em geral, os economistas têm encontrado pouco apoio para a afirmação de que cortes de impostos aumentam as receitas fiscais, ou mesmo que a maioria dos tributos estaria do “lado errado” da curva de Laffer.”

Lucro do governo por porcentagem de impostos – Wikipédia

Entenda o que é a curva de Laffer: se o governo sufoca o empreendedor, uma hora ele “morre”, e ninguém consegue taxar um morto

Imagine que você tem um milhão de reais. Você pode colocar isso em algum tipo de renda passiva, por exemplo, ou pode investir em uma empresa (seja abrindo uma, apadrinhando ou comprando ações).

Primeiramente, porque se arriscar se o retorno da renda passiva é próximo ao lucro que a empresa poderia trazer? Por exemplo, se você consegue 7% ao ano com a poupança, jamais abriria uma fábrica de xícaras que te trouxesse 7,02% ao ano. Não faria sentido toda a dor de cabeça e todo o risco.

Suponha, entretanto, que a fábrica de xícaras te dê 30% ao ano. Agora, o risco pode valer a pena.

E como você calcula esse lucro?

Muito simples. Receitas menos despesas. Suponha que você consiga vender 10 mil xícaras em uma mês por 10 reais cada e que você tenha custos de 70 mil mensais com funcionários, manutenção de máquinas, aluguel, impostos e etc. Isso implica em 30 mil reais de retorno como recompensa pelo seu risco e que você deve usar para fazer um pé de meia, melhorar a fábrica e etc.

Se o governo decidisse aumentar os impostos, e os custos aumentassem de 70 mil para 90 mil, o valor não é mais tão atraente. Faz você pensar em coisas menos arriscadas, afinal, se você não vender xícaras o suficiente, terá sérios problemas.

É nesse ponto que você começa a pensar em mudar de país e investir por lá, comprar títulos do governo… Enfim, fechar as portas. Ou tenta sonegar para que seu negócio ainda seja viável, para que ele continue produzindo e empregando.

De uma forma ou de outra, a arrecadação que o governo conseguiria de você é limitada.


Foto: Reprodução/YouTube.