Cuba pobre e Panamá rico: entenda

Cuba pobre e Panamá rico: entenda

Panamá se desenvolveu para ter economia mais próspera e com maior crescimento do continente americano. Cuba permanece subdesenvolvida.

Por Redação em 16/01/2023

Cuba e Panamá são dois países que compartilham uma região geográfica comum, mas que têm desenvolvidos de maneira muito diferente.

De um lado o Panamá que se desenvolveu para se tornar uma das economias mais prósperas e com maior crescimento do continente americano. Do outro lado, Cuba, que permanece subdesenvolvida e com dificuldades econômicas.

Razões para o desenvolvimento econômico do Panamá

Dentre as principais razões para o desenvolvimento econômico do Panamá está o Canal do Panamá. Ele é uma das principais fontes de renda do país e atrai investimentos estrangeiros.

O canal é uma das principais rotas comerciais do mundo e contribui significativamente para o crescimento econômico do país.

Além disso, Panamá tem um sistema político estável e tem atraído investimentos estrangeiros, particularmente na área de turismo e construção.

Cuba

Por outro lado, Cuba, desde a Revolução de 1959, adotou um sistema político e econômico comunista, com uma economia planificada controlada pelo Estado.

Como resultado: a falta de incentivo para a iniciativa privada, e falta de investimentos estrangeiros, além de sanções econômicas impostas pelos EUA, o que tem dificultado o desenvolvimento econômico do país.

Outra razão para o subdesenvolvimento de Cuba é a falta de diversificação econômica, a economia cubana é baseada principalmente na exportação de açúcar e na indústria turística. O que em outras palavras significa que o país é vulnerável as flutuações no mercado internacional.

A política internacional também contribuiu para o desenvolvimento diferenciado dos dois países. Enquanto Panamá tem relações comerciais e econômicas amplas com outros países, Cuba se fechou em relações pontuais.

Países como a antiga URSS e outros países sub-desenvolvidos do Foro de São Paulo, agora conhecido como Grupo de Puebla, tem dificultado o acesso do país a investimentos e ao comércio internacional.

Além disso, a diferença de investimento em educação e tecnologia também pode ser uma explicação para as diferenças no desenvolvimento econômico entre esses países.

Investimentos em educação

A educação em Cuba é considerada uma das melhores da América Latina e tem uma taxa de alfabetização elevada, mas investimentos em tecnologia e inovação são insuficientes. Isso dificulta o crescimento econômico.

Por outro lado, o Panamá tem investido em educação e em tecnologia, o que tem permitido o desenvolvimento de tecnologias avançadas e o surgimento de empresas de sucesso no país.

Existem várias razões que explicam o desenvolvimento diferenciado do Panamá e de Cuba.

O Canal do Panamá, a estabilidade política e econômica, as políticas de investimento estrangeiro, a diversificação econômica, a política internacional e o investimento em educação e tecnologia são alguns dos principais fatores que contribuem para o desenvolvimento econômico do Panamá.

Por outro lado, o sistema político e econômico comunista, a falta de diversificação econômica, a política internacional equivocada e a falta de investimento em tecnologia e inovação são algumas das principais razões para o subdesenvolvimento econômico de Cuba.

Fonte: OpenAI.


Foto: diana.grytsku/Freeepik.