Cpac 2022: evento teve participação de Jair Bolsonaro, Magno Malta, Javier Milei e outros

Cpac 2022: evento teve participação de Jair Bolsonaro, Magno Malta, Javier Milei e outros

Conservative Political Action Conference (Cpac) ocorreu em Campinas nos dias 11 e 12 de maio.

Por Redação em 13/06/2022

O Cpac 2022 contou com um grande número de políticos e influencers considerados de direita, além de uma live de mais de uma hora com o presidente da república, Jair Messias Bolsonaro, ao final do último dia do evento.

Cpac é uma abreviação de Conservative Political Action Conference (“Conferência de Ação Política Conservadora), sendo uma iniciativa internacional com origem nos Estados Unidos.

É preciso dizer que apoiar o livre mercado, ser a favor de liberdade econômica, não é sinônimo de ser conservador nos costumes. Entretanto, uma parte significativa dos conservadores apoiam também iniciativas a favor do livre comércio e do empreendedorismo.

O político argentino Javier Milei, por exemplo, é libertário e discorda de Jair Bolsonaro no tocante a proibição do consumo de drogas, ao mesmo tempo em que concorda com ele sobre a defesa da vida do nascituro.

Palestrantes e temas abordados

Com mais de vinte palestrantes, o Cpac contou com nomes conhecidos, como Eduardo Bolsonaro, Nikolas Ferreira, Ana Campagnolo, Magno Malta, Ricardo Salles, Cristiane Britto e Damares Alves.

Várias das palestras arrancaram aplausos da plateia em pé, além de trazerem informações e números pertinentes sobre economia, segurança e combate ao abuso infantil.

Obviamente, vários dos palestrantes fizeram críticas a Lula e ao fato de o Partido dos Trabalhadores ter apoiado e apoiar ditaduras de esquerda fora do Brasil, chegando a repassar verbas dos pagadores de impostos brasileiros para financiá-las.

Eduardo Bittar, ativista venezuelano, falou sobre a repressão a opositores que ocorre na Venezuela e sobre a fome que assola o país. Também relembrou que a eleição de Nicolás Maduro não foi reconhecida pela Organização dos Estados Americanos, OEA.

Além daqueles que palestraram, os que estavam no local também contaram com a presença de várias personalidades conhecidas, como Daniel Silveira, o deputado e major Elitusalem Freitas e a a influencer Ingrid Silveira.

Haviam stands para compra de produtos, como livros, vinhos e camisetas, e também um dedicado a Heróis do Rio, uma associação beneficiente que auxilia policiais feridos e famílias de policiais mortos em combate.

Convidados internacionais

O Cpac contou com a presença do já mencionado deputado Javier Milei, coligado ao partido La Libertad Avanza, que recentemente lançou sua campanha a presidência e tem surpreendido pelo crescimento rápido de popularidade.

Também estavam presentes José Antonio Kast, fundador do Partido Republicano Chileno, e o CEO da Gettr e ex-acessor de Trump, Jason Miller.

“Nós vivemos em nosso país algo que vocês estão vivendo no país faz um tempo, que é o ativismo judicial”, disse José Antonio sobre as manifestações, por vezes violentas e que incluíram ataques e incendiamento de igrejas, que ocorreram em seu país em 2019. “Temos visto que, muitas vezes, a justiça olha para o outro lado e deixa que os violentos sigam atuando.”, completou.

Decola Campinas no Cpac 2022

Roberta Simões, Roseane Magni e Fernanda Rubinsky, todas membro do movimento Decola Campinas, fizeram elogios ao evento.

“O que mais me surpreendeu foi ouvir o Pazuelo falando. A gente não tinha noção do tamanho da estrutura porque não se divulga nada e a impressão que a gente tinha é que abriram as fronteiras e ‘largaram’ todo mundo na rua, mas o acolhimento foi muito robusto”, comentou Fernanda. Ela se referia às informações dadas pelo general e ex-ministro da saúde Eduardo Pazuello a respeito dos programas voltados para venezuelanos que imigraram para o Brasil.

Ainda dá tempo de assistir as palestras, na íntegra, no site do Cpac.


Foto: reprodução/Facebook