Origem da Covid-19: Censores do Facebook boicotam Mosher e erram

Origem da Covid-19: Censores do Facebook boicotam Mosher e erram

Facebook boicotou texto sobre origem do vírus afirmando que "qualquer governo responsável reforçaria os procedimentos de segurança e proteção em laboratórios".

Por Redação em 05/06/2021

Censores do Facebook revisaram sua política de banir postagens que sugerem que o coronavírus foi feito pelo homem – de acordo com um porta-voz, isso foi feito porque a situação do Covid está “evoluindo”.

A reviravolta vem mais de um ano depois que o gigante da mídia social boicotou um texto publicado pelo New York Post escrito pelo cientista social Steven Westley Mosher, presidente do Population Research Institute.

Eis aí um efeito colateral de adotar a narrativa de uma parte dos cientistas e boicotar a outra.

Entenda o parecer de Steven Mosher, que havia sido desaprovado pelos censores do Facebook

Bem, se você fosse Xi Jinping e quisesse implantar uma operação de controle de informações sobre as origens do COVID-19, iria querer ter uma empresa bilionária barrando especulações públicas (e de alguns cientistas) sobre as origens do vírus.

Vale a pena voltar a o que Mosher escreveu. Para começar, observe que Mosher não afirmou definitivamente que Covid-19 vazou de um laboratório. O que ele argumentou, em vez disso, é que um vazamento de laboratório seria plausível para qualquer pessoa familiarizada com a realidade chinesa. Entre os fatos, ele citou:

  • O fato de Xi Jinping ter, nos primeiros dias da crise, alertado sobre “segurança de laboratório” como uma prioridade de segurança nacional.
  • Seguindo a orientação de Xi, “o Ministério Chinês de Ciência e Tecnologia lançou uma nova diretriz intitulada: ‘Instruções sobre o fortalecimento da gestão de biossegurança em laboratórios de microbiologia que lidam com vírus avançados como o novo coronavírus. ’”
  • O Reino do Meio tem apenas um laboratório de microbiologia de Nível 4 que pode “lidar com coronavírus mortais” – e esse laboratório está localizado no “epicentro da epidemia”.
  • Um vírus do tipo SARS escapou duas vezes de um laboratório de Pesquisa de Pequim em 2004.

Deixando de lado quaisquer outras questões científicas sobre o vírus (muitos permanecem sem solução): Não merecia pelo menos alguma reflexão que o único laboratório de coronavírus do país está localizado no marco zero do surto?

Com base em quê e quem desqualificou o parecer de Mosher?

De acordo com o Facebook, “qualquer governo responsável reforçaria os procedimentos de segurança e proteção em laboratórios de alta contenção que trabalharão e deverão trabalhar com o novo coronavírus para desenvolver contramedidas e diagnósticos.”

Além disso, faz parte do time de experts Danielle E. Anderson, uma professora assistente na Duke-NUS Medical School em Cingapura, que colaborava regularmente com os virologistas de Wuhan.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: reprodução/NewYorkPost.