Corrupção no Brasil e no mundo: análise surpreendente

Corrupção no Brasil e no mundo: análise surpreendente

Corrupção no Brasil e no mundo: Índice de Liberdade Econômica e Índice de Percepção de Corrupção indicam que a liberdade freia a corrupção.

Por Redação em 05/11/2020

A corrupção é quase tão antiga quanto o Homem. Por exemplo, o antigo senado romano aprovou leis contra a corrupção política no século I a.C. Eles definiram corrupção como “sempre que o dinheiro é retirado e um dever público é violado”.

A corrupção política é encontrada em todo o mundo e ninguém espera que ela desapareça tão cedo. Notamos, entretanto, que a corrupção permeia algumas partes do mundo mais do que outras. Por quê? Será o povo do país mais corrupto do mundo age de forma menos ética, em geral, que o povo do país mais corrupto? Ou será que determinadas formas de governos “dão mais brecha” para a corrupção que outras?

A ocasião faz o ladrão

Em uma sociedade de mercado mais livre, os funcionários do governo têm poucas responsabilidades regulatórias ou redistributivas e, portanto, possuem poucos benefícios ou dispensas especiais para “vender” a alguns no setor privado – prejudicando os demais.

Por exemplo, se o Estado exige poucos alvarás para a abertura de uma loja pequena, há menos espaço para algum político ou funcionário público cobrar “por fora” pela liberação do alvará.

Observamos quatro tipos de comportamento frente ao Estado. Primeiro, pagar para atrapalhar a concorrência: em outras palavras, pagar alguém para passar uma lei que atrapalha quem compete com você ou até mesmo pagar um fiscal para isso. Segundo, simplesmente subornar quem detém as rédeas regulatórias para contornar as restrições que te impedem de competir no mercado e ganhar a vida. Terceiro, pagar para obrigar terceiros a usar seu produto ou serviço: por exemplo, você cria um material didático, frauda a licitação e obriga as escolas públicas a usá-lo.

O quarto, é claro, é “não se misturar com essa gentalha”. Se recusar a participar da mamata. Isso é louvável, mas pode te tirar do mercado ou dar prejuízo. Enquanto isso, quem ignorou a ética continua no jogo.

Corrupção versus liberdade no Brasil e no mundo

Há 23 anos, a Heritage Foundation, patrocina o Índice anual de Liberdade Econômica.

A premissa é simples: quanto maior o grau de liberdade individual, mais seguros os direitos de propriedade, menor a intromissão do Estado e maior nível de competição do mercado. Assim, maior a probabilidade de a sociedade ser próspera ao longo do tempo.

Nenhum país do mundo está livre de algum grau de intervenção e regulamentação governamental. Porém, a extensão em que os governos se intrometem nas atividades econômicas e até pessoais de seus cidadãos varia significativamente de país para país.

Comparando o Índice de Liberdade Econômica e o Índice de Percepção de Corrupção, da ONG Transparência Internacional, observamos que os países estimados como mais corruptos estão classificados no terço inferior em termos de liberdade econômica.

Quem já teve que pagar para ter um alvará não se surpreende com a correlação entre os dois índices.

Para ler a matéria completa, acesse o site Ideias Radicais.


Foto: Markus Spiske.