Constelações: Projeto Pedagógico propõe aprendizagem global

Constelações: Projeto Pedagógico propõe aprendizagem global

Um dos grandes dilemas da vida dos pais é escolher a melhor escola para os seus filhos. Desta forma, avaliar o projeto pedagógico é essencial.

Por Redação em 01/12/2020

Um dos grandes dilemas da vida dos pais com crianças em idade escolar é, sem dúvida alguma, escolher a melhor escola para os seus filhos. Desta forma, o primeiro ponto a ser considerado é o projeto pedagógico que a escola oferece.

Uma escola em Valinhos (SP), vem colocando em prática um projeto pedagógico que se diferencia das demais. Trata-se do Colégio Conhecer que adotou o projeto pedagógico Constelações, um projeto desenhado para ofertar ao aluno uma aprendizagem significativa e global.

Mas o que isso significa na prática? Pois bem, a redação do altavista.news conversou com a equipe responsável pela aplicação do Projeto Pedagógico Constelações. Acompanhe a seguir.

O Constelações

De acordo com a equipe da escola, o projeto pedagógico Constelações embasa sua metodologia em duas teorias; a teoria das Inteligências Múltiplas de Howard Gardner e o conceito de Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel.

Neste sentido, a metodologia de ensino estimula todas as áreas potenciais dos alunos, no intuito de desenvolver suas diferentes inteligências e descobrir suas aptidões; desenvolvendo aspectos cognitivos e sócio emocionais.

“A proposta incentiva relacionar fenômenos de distintas áreas do conhecimento; desenvolver habilidades e competências variadas, desenvolver empatia e trabalho em equipe; refletir sobre as informações, compreendê-las e aplica-las na realização de atividades”, explica Gabriela, responsável pelo desenvolvimento do projeto na escola.

A dinâmica do projeto pedagógico

As distintas inteligências trabalhadas neste projeto são: inteligência linguística, inteligência espacial, inteligência corporal, inteligência interpessoal, inteligência musical, inteligência natural e inteligência intrapessoal.

“O Projeto Constelações foi pensado para além de desenvolver diversas habilidades, possibilitar ao aluno a trabalhar com motivações: Entorno Seguro, Reconhecimento, Pertinência, Desafio, Progresso e Propósito; integrando estas atividades ao Projeto Pedagógico da escola”, completa.

Veja a seguir como se desenvolve cada inteligência dentro do Projeto Constelações:

Inteligência Linguística: ligada à capacidade de usar a fala e a escrita para um fim, assim como a habilidade de aprender idiomas.

Inteligência Espacial: a capacidade de compreensão, reconhecimento e manipulação de situações que estejam considerando a visão como fator determinante.

Inteligência Corporal: relacionada à capacidade de utilizar os movimentos corporais para resolução ou demonstração de algo.

Inteligência Interpessoal: ligada ao entendimento das intenções e desejos das pessoas. Reflexo direto na relação social do indivíduo em grupo.

Inteligência Musical: busca despertar a aptidão por compor, tocar ou estar inserido no universo dos padrões musicais.

Inteligência Natural: relacionada ao reconhecimento e classificação de uma espécie da natureza.

Inteligência Intrapessoal: ligada ao desenvolvimento e compreensão de si para poder agir para alcançar objetivos pessoais.


Foto: Anna Kolosyuk.