Consensus: o Ministério Público utilizando Blockchain

Consensus: o Ministério Público utilizando Blockchain

Conheça a Consensus, a plataforma com base em blockchain que permite o envio de intimações via WhatsApp e negociação via chatbot.

Por Redação em 20/01/2021

O Ministério Público (MP) de Pernambuco está planejando utilizar plataforma Comsensus, que tem por base a tecnologia blockchain, para a resolução de processos judiciais que não envolvam crimes violentos.

A ferramenta verifica os antecedentes criminais e o perfil socioeconômico do envolvido do envolvido e, a partir disso, sugere uma pena plausível por meio de um assistente de negociação (chatbot).

Além disso, a Consensus auxilia no processo de intimação e permite o monitoramento e acompanhamento dos casos através de reconhecimento facial.

“A plataforma visa  propor uma solução para o alto volume de processos criminais judicializados, dificultando a tratamento de crimes não violentos por parte do MPPE”, destaca o MP.

Como a Consensus funciona?

O servidor pode realizar o cadastro de um inquérito policial e, após isso, o sistema verifica a veracidade das informações cadastradas pelo servidor do MP.

Após a validação inicial, o sistema gera um relatório com todos os antecedentes dos acusados e permite ao funcionário do MP analisar toda a documentação e decidir sobre o encaminhamento do processo.

Caso o servidor entenda que não há antecedentes graves e que o caso pode seguir pela plataforma Consensus, o sistema então envia a documentação para um promotor do MP. Se o promotor entender que um acordo entre as partes é possível, dá andamento no caso via plataforma.

Depois que o Promotor ‘aprova’ o caso para seguir via Consensus, a plataforma permite que o servidor envie as intimações para o acusado e, nesta fase, permite também o envio da intimação via WhatsApp.

Após este processo e com a intimação bem sucedida, é marcada uma audiência virtual via chatbot na qual o acusado pode propor um acordo para encerrar o caso.

Esta conversa então é enviada ao Promotor que marca uma nova audiência virtual com o acusado para validar as informações, sendo que o vídeo e todos os detalhes do processo são indexados no caso na plataforma.

Blockchain no governo e na indústria

A Consensus utiliza a tecnologia blockchain, a mesma por trás da criptomoeda Bitcoin. Não é somente no setor estatal que a tecnologia tem sido adotada. O Simples Receita utiliza a mesma tecnologia para conectar médicos e pacientes e enviar receitas médicas de uma forma que dá ao paciente total controle sobe seus dados.

Para saber mais sobre a Consensus e ler a matéria completa, clique aqui.


Foto: Tingey Injury Law Firm.