Concurso global da Apple: brasileira ganhou 4 vezes

Concurso global da Apple: brasileira ganhou 4 vezes

Karina Tronkos, a estudante brasileira que já ganhou 4 vezes concurso global da Apple, é uma das 350 vencedoras do concurso Swift Student Challenge.

Por Redação em 17/07/2020

Os autores dos melhores projetos, são levados para uma conferência anual para desenvolvedores realizada pela Apple na Califórnia

Karina Tronkos, a brasileira que já ganhou 4 vezes concurso global da Apple, tem 23 anos. A estudante carioca é uma das 350 vencedoras do concurso Swift Student Challenge, da Apple, o desafio criado pela multinacional que envolve estudantes de todo o mundo. Ela que já conquistou o concurso por quatro vezes consecutivas, é designer de UX (user experience, ou “experiência do usuário”) no site da Globo e estudante de Ciência da Computação na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).

Concurso global da Apple

O Swift Student Challenge é um concurso global criado pela Apple para estudantes. A proposta da competição é apresentar projetos de aplicativos criados usando a Swift, uma linguagem de programação desenvolvida pela própria Apple. O desafio recebe milhares de inscrições todos os anos e costuma contar com uma boa parcela de brasileiros entre os vencedores.

Karina participou do programa de estágio Apple Developer Academy, uma parceria da Apple com universidades de todo o Brasil que tem como premissa forma desenvolvedores experientes com a linguagem Swift. “Foi lá que eu descobri que existia UX Design”, declarou Karina, em entrevista ao Yahoo. “Para mim foi meio mindblowing, pensei ‘caramba, é verdade, essas são as pessoas por trás do design de produtos digitais’. E é muito mais do que a interface, é mapear todo o fluxo do usuário, entender de ponta a ponta quais são as necessidades dele, fazer testes e entrevistas. Simplesmente me apaixonei e falei ‘cara, é com isso que eu quero trabalhar’.”

Projeto vencedor de Karina Tronkos na WWDC 2020. Foto: reprodução/Karina Tronkos.

O aplicativo que Karina criou coloca o usuário em uma experiência educativa sobre a Estação Espacial Internacional. Segundo a estudante, o grande segredo para conquistar os jurados da Apple e ganhar o Swift Challenge é engajar o usuário. “Eu sempre tento fazer algo educativo com um storytelling, e não ser aquela pessoa que diz ‘olha como eu sei usar tecnologia'”, ela diz. “Não é algo disruptivo tecnicamente, não uso um lindo voiceover que dá cambalhota e solta laser. Eu uso a tecnologia como meio para trazer minhas ideias à tona.”

Os autores dos melhores projetos são levados para o WWDC, uma conferência anual para desenvolvedores realizada pela Apple na Califórnia, Estados Unidos. Esse ano, por conta da pandemia causada pelo vírus chinês (coronavírus), a conferência foi online.

Com informações do Yahoo Finanças.


Foto: Karina Tronkos.