Um pregão eletrônico realizado pelo Ministério da Economia resultará na economia de R$ 8,5 milhões para a união. Trata-se da compra centralizada de softwares, que beneficiará 55 órgãos do governo. De acordo com a Agência Brasil, o Ministério da Economia deve desembolsar R$ 41 milhões com a centralização da licitação.
A responsável por centralizar a licitação, a Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, informou que a economia acontecerá por meio da redução de custos com processos de aquisição e com a obtenção de descontos vinda da compra centralizada de softwares.
Economia indireta na compra centralizada de software
Além da economia no ato da compra, o governo economizará com a virtualização dos softwares no Poder Executivo Federal. Desta forma, não haverá necessidade de investimentos em máquinas físicas que não compartilham recursos de tecnologia da informação.
Suporte
A Secretaria de Gestão explicou que outra vantagem da compra centralizada de softwares é o fornecimento do direito de atualização e suporte dos softwares pela empresa vencedora.
Leia também
Inclusive, o próprio edital estabelece essa obrigação nas propostas. Dessa forma, elimina-se qualquer necessidade de o governo ter gastos adicionais quando uma versão de software apresenta problemas ou é atualizada.
Para saber mais e ler a matéria na íntegra, clique aqui.
Foto: Fotis Fotopoulos.