Como transformar os dados do analytics em inteligência de mercado

Como transformar os dados do analytics em inteligência de mercado

Um dos benefícios do marketing digital é o poder de mensuração. Descubra como transformar dados do analytics em inteligência de mercado.

Por Redação em 03/05/2021

Um dos maiores benefícios do marketing digital é justamente o seu poder de mensuração. E transformar os dados do analytics em inteligência de mercado é uma grande sacada.

Sabe-se que praticamente todas as ações tomadas no universo on-line podem ser transformadas em dados e, dessa forma, esses dados podem ser transformados em inteligência de mercado.

De acordo com o artigo de Pedro Clivati, publicado no blog da Contentools, estes dados transformados em ações criam uma vantagem diante da concorrência. Em outras palavras, pode-se sim ser mais assertivo em suas ações ou investimentos. “Dados por si só são inúteis. Dados são úteis quando você os aplica.”

A afirmação de Todd Park nos faz pensar no porque o Google Analytics é uma das ferramentas de análise de dados mais utilizadas do mundo. Além de ser gratuita e de fácil acesso, o Google Analytics apresenta dados relacionados à performance e ao desempenho das páginas on-line.

As estratégias digitais estão em constante evolução, por isso é imprescindível o profissional de marketing siga no acompanhamento de métricas.

Confira algumas dicas para transformar os dados do analytics em inteligência de mercado e a seu favor.

Páginas mais visitadas

As páginas mais visitadas do seu site são interpretadas, as PageViews. Esta é, sem sombra de dúvida, uma métrica fundamental para entender quais conteúdos tem melhor performance dentro do seu site e para o seu público.

Assim também se pode criar conteúdo específico diretamente para este público. Isso aumenta o engajamento e consequentemente gera mais insights sobre a linha editorial.

Tempo médio de sessão / pageviews

O tempo médio de duração de uma sessão, além de pontuar nos mecanismos de busca, diz muito sobre a qualidade do conteúdo exposto e o interesse dos leitores.

Há quem cronometre o tempo médio de leitura para avaliação deste quesito. Mas há também a possibilidade de instalar um plugin de WP que faça esta conta automaticamente.

Se o tempo médio de acesso está baixo, isso pode indicar que o conteúdo não está apropriado ao leitor, e isso pontua negativamente no analítico do Google.

Como estratégia para atingir seu público, pode-se adorar a criação de textos mais curtos, por exemplo.

Canais

“Se o conteúdo é rei, os canais de distribuição são o seu reino”.

Por melhor que seja seu conteúdo, se ele não está chegando às personas que deveria, ele dificilmente terá a performance que esperava.

Portanto, saber quais canais direcionam mais tráfego ao seu site é extremamente importante.

Quer saber mais sobre como transformar os dados do analytics em inteligência de mercado? Leia o artigo na íntegra clicando aqui.


Foto:  Chris Liverani