Saúde Digital

Aqui vamos falar sobre a repercussão do uso de novas tecnologias na saúde das pessoas e as mudanças que estão ocorrendo no segmento da saúde devido aos impactos de tecnologias como blockchain, big data, inteligência artificial e IoT.
Como saber se estamos no caminho certo?

Como saber se estamos no caminho certo?

Acho que estamos no caminho certo quando temos o respaldo de todo o ecossistema no qual se estamos inseridos.

Por Mauricio Conti em 16/11/2021

Ah, como queríamos ter certeza disso…

Mas, é preciso lembrar que, em algumas situações, isso é totalmente plausível.

Todos os dias vemos empresas ou iniciativas sendo reconhecidas, algumas até premiadas. 

A vida é realmente um paradoxo. Um momento de dificuldade pode gerar uma grande oportunidade. É preciso estar aberto a isso.

Durante a pandemia de Covid-19, o que mais ouvíamos falar era sobre a exposição desnecessária de pessoas do grupo de risco, entre eles: diabéticos, hipertensos, obesos, etc. 

Deste problema de saúde pública, a wconnect criou uma solução.

Por que não conectar médicos, pacientes e farmácias? Foi assim que surgiu o Simples Receita, uma plataforma que permitiu ao médico emitir receitas registradas de medicamentos, evitando qualquer tipo de fraude. Permitiu ao paciente comprar seu medicamento via internet, e o receber em casa, evitando qualquer exposição desnecessária. E permitiu a farmácia, a comercialização sem fraudes. 

Estamos no caminho certo: a tecnologia se tornou uma grande aliada da saúde 

O uso do blockchain na plataforma, garantiu a segurança dos dados médicos, dos dados do paciente e do sistema de vendas da farmácia. 

Mas voltando ao assunto, como saber se estamos no caminho certo?

Sempre acreditamos que estávamos, mas foi conquistando algumas premiações que tivemos esta certeza. 

Dentre mais de 1 mil projetos, conquistamos o Santander X Tomorrow Challenge, um concurso global promovido pelo Banco Santander. 

E então o Simples Receita evoluiu para Simples Id, com a possibilidade de criar uma carteira digital de saúde.

Depois concorremos com outros 3.300 projetos e entramos para o seleto grupo Santander X 100, com as melhores iniciativas da atualidade.

Mais recentemente, ficamos entre as seis melhores startups de saúde digital do Brasil, pelo Prêmio Empreenda Saúde, promovido pela  NTT DATA FOUNDATION. 

Além disso, somos procurados diariamente por instituições do setor que demonstram interesse na carteira digital de saúde para então poderem contar com a interoperabilidade de sistemas em hospitais, clínicas, laboratórios, etc. 

E respondendo a questão central deste artigo, dizem que contra fatos não há argumentos. Eu digo que é bem por aí mesmo. Acho que estamos no caminho certo, e com o respaldo de todo o ecossistema de inovação em saúde. 

Ah, e voltando a pergunta, minha dica é: converse com diferentes pessoas sobre os seus projetos. Dê importância para quem entende do assunto. E por fim, observe as reações do ecossistema em que está inserido. Ele, o ecossistema é que refletirá a performance real do seu projeto.

Para saber mais sobre os artigos de Maurício Conti, clique aqui.


Foto: Alexander Sinn.