Como reduzir o desemprego requalificando as pessoas

Como reduzir o desemprego requalificando as pessoas

Glenn Youngkin fundou a empresa VA Ready com o objetivo de capacitar profissionais para setores com déficit de funcionários qualificados.

Por Redação em 09/09/2020

Glenn Youngkin, em artigo para a empresa de consultoria empresarial McKinsey & Company, falou sobre a criação da Virginia Ready Initiative (VA Ready) e sobre como reduzir o desemprego requalificando as pessoas para novas profissões.

De acordo com Glenn, a recuperação da economia será mais lenta do que todos desejamos. Além disso, ele prediz que teremos crises e momentos em que teremos que recuar um pouco para gerenciar possíveis ondas futuras de Covid-19.

Como a VA Ready surgiu

Glenn explica que, nos Estados Unidos, cerca de 80% dos recém-desempregados não têm diploma universitário e atuam em setores que são economicamente expostos. Ele percebeu que haviam trabalhadores dedicados procurando por emprego e, ao mesmo tempo, setores com déficit de funcionários. Então, nasceu a ideia de treinar pessoas para tais setores:

“Como reunimos uma coalizão de empresas e faculdades comunitárias e financiamento para retreinar pessoas para empregos que estão com alta demanda em setores que estão crescendo? Se você conseguir fazer isso, uma grande parte de nossa força de trabalho que está exposta economicamente pode ter carreiras em setores que são muito mais resilientes”.

Glenn Youngkin, em texto para a McKinsey

Como reduzir o desemprego

Em resumo, o único requisito é que você esteja desempregado. Primeiro você se matricula em uma faculdade comunitária parceira da VA Ready em um curso acelerado em setores como os de tecnologia e de saúde.

Em seguida, você volta ao site VA Ready e informa em qual programa está matriculado, em qual faculdade comunitária, e concorda que participará das opções de suporte para se preparar para conseguir um emprego.

A VA Ready tem uma bolsa de empregos onde todos os seus parceiros de negócios anunciam vagas de emprego. Além disso, organizações de apoio oferecem aos alunos creches, caronas e conselhos sobre como escrever um currículo e o que vestir para uma entrevista.

Lavore Mio e a inovação na educação

A startup Lavore Mio também percebeu a demanda requalificação profissional para reduzir o desemprego e formar os profissionais que as empresas precisam.  Ela permite que você utilize a tecnologia de blockchain para registrar seus diplomas e certificados e também oferece planejamento de carreira.

“Ofereceremos um plano de carreira aberto ao público, com direcionamentos para que o candidato a determinada função atenda aos requisitos necessários para a conquistá-la. Ou seja, ele terá o conhecimento necessário, comprovado, e desta forma, se tornará oficialmente apto”, explica Paulo Miri, co-fundador da empresa.

Para ler a matéria completa, acesse o site da McKinsey.


Foto: Husna Miskandar.