Como o PIX vai mudar sua forma de fazer negócios

Como o PIX vai mudar sua forma de fazer negócios

O PIX vai mudar o contexto de pagamentos do país. Em 16 de novembro o PIX entrará em vigor em todo o território nacional.

Por Redação em 09/11/2020

O sistema bancário brasileiro promete ser revolucionado em 16 de novembro de 2020. Isso porque o PIX, uma das maiores inovações já vistas no contexto de pagamentos do país, entrará em vigor em todo o território nacional. Mas você já sabe como o PIX vai mudar sua forma de fazer negócios?

O novo sistema de pagamentos instantâneos chega em um momento muito favorável: às vésperas de Black Friday.

Certamente a comodidade que o PIX proporciona, impulsionará ainda mais as vendas online, até mesmo aquelas que já estão em alta por conta do anúncio da pandemia.

Entenda o PIX

Desde que o PIX foi lançado, nós do Altavista.news estamos dando cobertura ao assunto. Embora seja sempre bom lembrar, o PIX vai mudar a sua vida.

Trata-se de uma espécie de transferência de valores que acontece da conta de quem quer pagar, diretamente para a conta de quem irá receber.

Para um “pagador” usando CPF, ou seja, pessoa física, serão necessários apenas um smartphone com conexão de internet.

Esse modelo elimina cartões, maquininhas e até a própria cédula de dinheiro.

Do outro lado, onde estão os CNPJ e as empresas, eles também poderão utilizar o PIX como meio de pagamento, embora seja necessário cadastro no Banco Central.

Chave PIX

Com a chegada do PIX está decretado o fim do envio dos dados pessoais. Nada de cpf, nome completo, banco, agência, conta. A não ser que o usuário não queira.

O Banco Central criou o PIX com uma chave de identificação, o que se torna consideravelmente mais simples. Embora siga todos os padrões de segurança online e proteção de dados.

Num primeiro momento é preciso cadastrar um dado único na conta transacional PIX, como: número de celular, e-mail; CPF.

Outra possibilidade é o usuário do PIX criar uma chave aleatória composta por letras e números.

Pessoas físicas poderão registrar até cinco chaves por conta da qual sejam titulares. Entretanto, pessoas jurídicas poderão registrar até vinte chaves por conta.

Outra informação importante é que podem ser cadastradas chaves PIX em mais de uma conta bancária, porém, elas devem ser diferentes para cada conta.

Quem não quiser cadastrar a chave, deverá continuar informando dados da agência e conta para receber um PIX.

Mudando a forma de fazer negócios

Ao contrário do modelo tradicional de transferências conhecidos até então, os famosos DOC e TED, o PIX permitirá que transferências caiam em alguns segundos na conta do recebedor. É mais ou menos assim: pagou, recebeu. Não dependendo de agendamento bancário ou algo do tipo.

Outra grande diferença é que as transações do PIX podem ser feitas a qualquer momento, sete dias por semana, 24 horas por dia – incluindo feriados.

Sobre as taxas e tarifas, o Banco Central tem como ideal que o PIX seja praticamente gratuito para a população. No entanto, quem recebe terá de pagar cerca de R$0,01 (um centavo) a cada 10 transferências.

O Comércio

Para o comercio acostumado com as maquininhas e as super taxas, esta aí uma nova forma de negociação. As empresas poderão dar descontos para os clientes, no valor da taxa que seria pago pelo uso da maquininha, por exemplo.  

Para saber mais, clique aqui.


Foto: William Iven.