Como investir o seu dinheiro

Como investir o seu dinheiro

Hoje, segunda feira que seria de carnaval, não circula o Relatório Focus, por isso vamos falar sobre investimentos na bolsa e suas particularidades.

Por Carlos Daniel Coradi em 15/02/2021

Como investir o seu dinheiro? Estudo esse tema desde 1971, quando entrei na Bolsa de São Paulo, a Bovespa.

Esse ano o mercado de ações passava por um boom, vinha subindo desde 1968, quando o índice Bovespa foi lançado.

Procurei um corretor de valores confiável e ele me recomendou adquirir apenas ações “Blue chips”, que aliás, são praticamente as mesmas atuais, 50 anos após: Petrobrás, Vale do Rio Doce, Siderurgicas CSN e Gerdau, etc.

Mas ao lado das Blue chips, comprei coisas do momento, um monte de “m”, ações que eram “frias”, mas a bolsa tinha uma absoluta carência de papeis e qualquer lançamento novo era rapidamente esgotado.

Cito algumas que joguei no lixo: Sanderson, Pafisa, Cepalma.

O índice Bovespa subiu até junho de 1971 e… explodiu para baixo, em uma queda que durou até 1981, dez anos da baixa. Corretoras fechando, pessoas se suicidando.

Pelo gráfico se pode ver um ótimo ponto de venda em maio de 2008, quando a Bolsa, a preços de hoje, chegou a mais de 165 mil pontos; pode-se ver um excepcional ponto de compra em janeiro de 2016, com o índice a preços de hoje estava em 59.307.

Ou seja, se alguém comprasse nesse ponto, teria ganho 93% até hoje. Veja o gráfico abaixo.



Gráfico do Índice Bovespa a preços de janeiro de 2021 – Série de 600 pontos mensais corrigidos pelas divisões por 10 e por 100 nos meses em que o número subiu demais devido a inflação e depois corrigidos pelo IGP -M da FGV.

Como investir

Em 1980 me tornei sócio de uma corretora de valores, que resolvi montar por critérios técnicos e rigor absoluto nas leis e regulamentos.

E então, montei um sofisticado departamento técnico com jovens da POLI e da FGV, foi um sucesso, pois o pessoal acompanhava tudo sobre cada ação, ia às assembleias, examinava as demonstrações financeiras de cada uma, um arquivo implacável. Isso se chama análise fundamentalista.

E hoje isso é feito pelas corretoras de sucesso e há modelos onde o lucro obtido pode ser dividido.

A minha consultoria aprendeu usar as técnicas projetivas dos dados de preços, quer de uma ação específica, quer dos índices de preços de ações em geral; destes, o mais famoso é o índice Bovespa, termômetro importante da única bolsa brasileira, hoje a B3.

Já tivemos oito bolsas, fecharam todas. 

Contudo, a B3 é muito sólida, criada por sucessões e fusões da Bovespa com a BM&F, a bolsa de futuros, com a CETIP, a “clearing” de títulos de renda fixa, daí o nome B3.

O mercado de ações (não só no Brasil, mas no mundo todo) é muito atrativo, mas perigoso para iniciantes, então a pessoa deve procurar uma boa corretora de valores, que são de dois tipos: as de bancos e as independentes, eu prefiro essas, se informe bem antes de colocar seu dinheiro e sempre vá com prudência, comece com 10% de seu capital e vá aprendendo, estudando, se tiver gosto e tempo.

Se não o tiver, tenha sorte na escolha da corretora, acompanhe sua conta corrente com cuidado. Mas não mais de 30% de seus recursos líquidos.

Para os que gostam de riscos maiores, há os fascinantes mercados de opções e do mercado de futuros, quer de dinheiro, quer de commodities, mas isso precisa muito estudo e cuidados especiais.

Para o saldo de aplicações, estude colocar entre títulos de renda fixa e aplicações no Tesouro Direto, bem como busque oportunidades em imóveis, pois com a enorme crise da pandemia, podem aparecer boas oportunidades com casas, apartamentos, áreas para lojas, que quando a economia voltar a crescer poderão render bons aluguéis.

Nesse bloco, sempre mantenha uma margem de caixa, recursos líquidos em dinheiro: Reais ou Dólares em cofre residencial.

Ainda sobre o gráfico:

Gráfico do Índice Bovespa a preços de janeiro de 2021 – Série de 600 pontos mensais corrigidos pelas divisões por 10 e por 100 nos meses em que o número subiu demais devido a inflação e depois corrigidos pelo IGP -M da FGV.

Compre sempre que o índice Bovespa estiver abaixo da curva de regressão (pontilhada em vermelho) e venda sempre que ele estiver acima dela. Vejam dois exemplos: em maio de 2008 o índice (à preços de hoje) bateu o teto de 165.801 pontos, excelente ponto de venda; em janeiro de 2016 o IBOVESPA esteve em 59.307 pontos, excelente momento para comprar.

*Carlos Daniel Coradi é engenheiro, mestre em administração de empresas e presidente da EFC – Engenheiros Financeiros & Consultores.


Foto: reprodução/Linkedin.