Como inovar na água e melhorar seu uso?

Como inovar na água e melhorar seu uso?

Os recursos hídricos entraram no foco do mercado, que se mostra cada vez mais preocupado e envolvido com o tema.

Por Redação em 30/07/2020

Veja alguns exemplos de soluções tecnológicas para recursos hídricos

Antigamente não se viam muitas alternativas para a “inovar na água”, mas hoje em dia estas palavras estão vez mais entrelaçadas: água, inovação e tecnologia.

Segundo o blog do Instituto Água Sustentável, “as inovações incluem mudanças científicas e tecnológicas (permitindo novos produtos, serviços e processos) e também inovações não tecnológicas (em nível organizacional, financeiro, gerencial e cultural). Essas diferentes formas de inovações contribuem para o progressivo melhoramento da gestão hídrica, em termos de eficiência e efetividade, com ganhos relacionados ao desenvolvimento econômico e criação de empregos de qualidade”.

Os recursos hídricos entraram no foco do mercado, que se mostra cada vez mais preocupado e envolvido com o tema. A inclusão das inovações hídricas na agenda política, e também em pesquisas internacionais (Wehn and Montalvo, 2015), bem como dos esforços crescentes para facilitar a interação de todos que participam desta “indústria”, apontam a grande preocupação do mercado em inovar na água.

“A inovação no setor de água é altamente diversa. De um lado, novas tecnologias podem ser melhoradas, e métodos são criados para maior eficiência e custo benefício. Por outro lado, tecnologias inovadoras podem contribuir para o uso mais sustentável da água”, aponta o blog.

Os avanços tecnológicos indicam o aumento da eficiência e da produtividade do uso da água em indústrias e na agricultura. É preciso alcançar eficiência econômica minimizando os impactos ao meio ambiente.

Inovar na água

O setor agrícola investirá em pesquisas sobre variedades de culturas que resistam à seca, além de práticas que apontem maior eficiência de água para ambientes salinos, por exemplo.

Já a produção industrial pensa na reciclagem e na reutilização da água. Para algumas aplicações, como sistemas de refrigeração, energias renováveis e transporte, o uso da água poderá ser substituído.

De acordo com o blog do Instituto Água Sustentável “redes de monitoramento inteligentes combinadas com eficientes previsões e otimização de algoritmo, podem ajudar a melhorar a distribuição da água em função da variação espaço temporal, na oferta e na demanda”.

Outras soluções tecnológicas ainda serão necessárias. É sabido que os líderes políticos já reconhecem que os recursos hídricos podem ter influência na economia nacional.

Para ler mais sobre o assunto, confira aqui.


Foto: Robert Hrovat.