Como gerar valor com ESG

Como gerar valor com ESG

As preocupações com ESG aparecem constantemente nas pautas empresariais. Não por acaso, é preciso saber como gerar valor com ESG.

Por Redação em 30/08/2021

As preocupações ambientais, sociais e de governança (ESG), aparecem constantemente na pauta das prioridades empresariais. Não por acaso, é preciso saber como gerar valor com ESG.

Novas práticas podem auxiliar empresários e empresas no quesito responsabilidade. A começar pelo compliance.

Definições

Apenas para deixar claro, ESG vem de:

  • E, critério ambiental: inclui energia, geração de resíduos, recursos, consequências ambientais e para o ser humano. Aqui entram ainda questões como emissões de carbono e mudanças climáticas.
  • S, diz respeito ao critério social: trata diretamente da relação da empresa com a comunidade onde está inserida. Aqui estamos falando de relações trabalhistas, de diversidade e inclusão.
  • G, trata o critério de governança: em outras palavras, o sistema interno de práticas e protocolos de conduta. Em teoria, toda empresa requer governança.

Diante disso, como gerar valor com ESG

Sabendo as definições de ESG, fica um pouco mais fácil entender como gerar valor com ESG. Isso porque preocupações ambientais, sociais e de governança devem ditar a linha de trabalho da sua empresa.

De acordo com a Mckinsey Company “pensar e atuar em ESG de forma proativa tem se tornado ainda mais urgente”.

O US Business Roundtable emitiu uma nova nota, ainda em agosto de 2019, em que enfatiza o compromisso com um grupo maior de stakeholders.

Neste caso, inclui clientes, funcionários, fornecedores, comunidades e, naturalmente, acionistas.

Valores ESG

Ainda de acordo com a  Mckinsey Company , o investimento em ESG teve um crescimento grandioso.

“O valor global destinado a sustentabilidade hoje chega a $30 trilhões (68% maior desde 2014)”.

Toda essa aceleração vem sendo motivada pelo aumento da atenção que está sendo destinada ao social, ao governamental e ao consumidor.

Investidores e executivos estão percebendo que manter uma proposta sólida de ESG pode garantir o sucesso futuro da empresa.

Para saber mais, clique aqui.


Foto: Karsten Würth.