Como funcionam os marketplaces?

Como funcionam os marketplaces?

É importante entender como funcionam os marketplaces para entender o mercado atual: em suma, são os "primos digitais dos shopping centers".

Por Redação em 21/07/2021

Afinal, como funcionam os marketplaces? Eles são os “primos digitais” dos shopping centers, tão populares hoje em dia, e é necessário entender essas plataformas para entender os mercado atual.

Como funcionam e o que são os marketplaces?

Em síntese, marketplaces são plataformas online, gerenciadas por uma determinada empresa, nas quais outras empresas também podem vender seus produtos, como é o caso dos sites Submarino, Amazon e das Lojas Americanas.

Diferente de um e-commerce (uma loja virtual que vende seu próprio produto), o Marketplace serve como uma plataforma na qual o internauta pode encontrar produtos de várias lojas distintas, comparando preços e formas de pagamento.

Os marketplaces funcionam muito bem por proporcionarem porque recebem uma quantidade de visita muito grande, e facilitarem a venda pelo quesito confiança. Comprar com o respaldo de uma empresa já estabelecida e popular gera uma sensação de confiança que pode ser decisiva na hora da compra.  

Outra vantagem do marketplace é a possibilidade que o cliente tem de fazer compras em mais de uma loja e efetuar um único pagamento. 

Na prática

Os custos para se vender produtos em marketplaces variam muito. Via de regra, a cada venda efetuada através do marketplace, a empresa que nele se cadastrou paga uma taxa. 

Essas taxas variam de acordo com a divulgação que você contrata para seus produtos quando faz o cadastro. Quanto mais um produto for divulgado, maior o valor da taxa a ser cobrada por sua venda. Normalmente essas taxas cobradas pelos marketplaces podem ir de 9,5% a 30% do valor dos produtos vendidos. 

Você também pode optar por uma integradora, que fará o cadastro dos seus produtos e a gestão de vendas de sua loja no marketplace, mas essas integradoras cobram mensalidades que podem passar de R$500,00.

Entretanto, normalmente, não custos por simplesmente começar a vender em um marketplace. Você pode ter gastos relativos à organização e levante da documentação necessária para realizar o cadastro no marketplace. Também pode acabar tendo gastos com viagens que venha precisar fazer para reuniões pessoalmente com a administração do marketplace que escolheu, uma vez que alguns deles exigem reuniões presenciais.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: CardMapr.nl