Como funciona o voto impresso e quem é contra?

Como funciona o voto impresso e quem é contra?

Como funciona o voto impresso? Em suma, a urna imprime um comprovante que serve para a checagem do eleitor e para possível checagem.

Por Redação em 20/04/2021

Já comentamos aqui no altavista.news que uma publicação do Jornal da USP falou muito bem do voto impresso e demonstrou preocupação com a segurança das urnas eletrônicas: mas como funciona esse tal voto impresso?

O voto impresso é determinado pela lei 13.165/2015. Conforme estabelece o artigo 59-A: “No processo de votação eletrônica, a urna imprimirá o registro de cada voto, que será depositado, de forma automática e sem contato manual do eleitor, em local previamente lacrado”. E o parágrafo único: “O processo de votação não será concluído até que o eleitor confirme a correspondência entre o teor de seu voto e o registro impresso e exibido pela urna eletrônica”.

Em síntese, a urna eletrônica imprimirá um comprovante para você poder conferir se o seu voto foi computado corretamente.

Como funciona a contagem, caso o voto impresso seja adotado, e quem se opõe a ele?

O processo de contagem de votos continuará sendo feito eletronicamente, mas os comprovantes de votação estarão disponíveis para fins de checagem — o sistema atual, por utilizar apenas o meio eletrônico para registrar votos, não permite auditoria plena.

O voto impresso sofre grande resistência por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o ministro Tarcisio Vieira de Carvalho Neto, em entrevista ao Estadão, o voto impresso não melhora a segurança, aumenta o tempo de votação e cria o risco de mau funcionamento das impressoras. Enquanto isso, o presidente do TSE, Gilmar Mendes, discute com a Câmara dos Deputados uma forma de tentar adiar ou barrar as novas urnas, também segundo o jornal.

Bia Kicks cria comissão especial

A deputada federal Bia Kicis (PSL/DF) anunciou a criação de uma comissão especial que vai debater a PEC (proposta de emenda à Constituição) de sua autoria sobre a impressão dos votos nas eleições.

Segundo ela, a comissão deve ser criada já na próxima semana. Em suma, sua proposta acrescenta na votação e apuração de eleições, plebiscitos e referendos a obrigatoriedade da expedição de cédulas físicas, conferíveis pelo eleitor.

Para mais informações, clique aqui.


Foto: Agência Brasil.