Como fazer smarketing de resultados

Como fazer smarketing de resultados

Smarketing de resultados é a estratégia perfeita para alavancar negócios, ainda mesmo neste período de isolamento social.

Por Redação em 28/07/2020

Smarketing de resultados é a estratégia perfeita para alavancar negócios, mesmo neste período de isolamento social, momento que se tornou ainda mais necessário o impulsionamento das vendas.

O smarketing que é conhecido como a unificação das estratégias das equipes de vendas e de marketing, pode ser utilizado para obter melhores resultados para as empresas.

Conversamos com o especialista em Smarketing e inteligência de mercado, Jorge Fontes, sobre o tema. Confira:

Como especialista em Smarketing e inteligência de mercado, você acredita que os setores de vendas e marketing podem atuar conjuntamente?

Sim, claramente. Inclusive para diversos setores.

Qual a importância de as equipes assumirem a responsabilidade juntas?

A responsabilidade é alta, visto que as duas em equilíbrio o smarketing – tendem a trazer melhores resultados para a companhia.

Na maioria das empresas percebe-se uma grande divergência entre as duas áreas, sendo as principais a econômica e a cultural.

Muitas vezes, as equipes de vendas costumam colocar a culpa em marketing por não saberem o que se passa para realizarem fechamentos, da mesma forma, o marketing acredita que as equipes de vendas não conseguem enxergar todas as possibilidades, isso trazendo num resumo bem simplista.

A partir desta sintonia entre equipes e funis, por assim dizer, utilizando de estratégias e técnicas, além do bom diálogo e criando um SLA real e aberto entre equipes, o equilíbrio e o espírito de comunidade e responsabilidade por resultados tende a pairar no ar, visto que as duas divergências cairão com o cumprimento de metas em vendas e a cultura de marketing sendo valorizada e compreendida.

Alguma dica para que o smarketing de resultados aconteça com naturalidade em uma empresa?

Como existe essa perspectiva de que o marketing traz uma visão de futuro e gastos com estudos, enquanto a área de vendas precisa vender o que está presente, minha dica é muito baseada na definição do artigo de Philip Kotler , Neil Rackham e Suj Krishnaswamy, intitulado “Ending the War Between Sales and Marketing”, em que trazem o conceito de tipos de relacionamento, e o que mais chama a minha atenção é o integrado. A maneira como os dois times devem trabalhar, integrados, com metas e custos abertos entre equipes e discutidas as métricas conjuntamente.

Trazendo um pouco do dia a dia, um exemplo claro para melhoria desses embates é investindo em pessoas e ferramentas.

Com estudos mais refinados por exemplo, o marketing funciona melhor e as vendas tendem a ter uma maior conversão percentual. Vale lembrar que os momentos de crise tendem a aumentar os embates, e para isso deve-se sempre desenvolver um coeficiente de adaptabilidade em toda a equipe para que todos fiquem na mesma página e passem juntos pela transformação necessária.

A naturalidade vem quando todos querem chegar num mesmo objetivo e todos entendem e compram a ideia.

Em tempos de pandemia, como seguir a diante?

Percebemos agora com a atual pandemia da Covid-19 que enquanto alguns segmentos do Agro perdem muito, a exemplo de produção de flores, outros são altamente favorecidos com a alta do dólar neste período, como o da carne bovina.

Todos os setores devem buscar uma adaptação clara, e a primeira deve ser interna, ajustando processos, investindo em pessoas, reduzindo custos e riscos, com análise de crédito, por exemplo, e aqui até deixo uma sugestão de ferramenta como o VADU, para inteligência de crédito e lead scoring, que tem ajudado muito em várias operações de diversos setores.

*Jorge Fontes é responsável pela área de Customer Success na wconnect.


Foto: Quino Al.