Como está Orestes Lorenzo hoje em dia?

Como está Orestes Lorenzo hoje em dia?

Orestes Lorenzo, o então major das forças aéreas cubanas, reside em Orlando e se tornou escritor, avô, empreendedor e youtuber.

Por Redação em 05/04/2021

Primeiramente, vamos relembrar a história de Orestes Lorenzo, o piloto da aeronáutica de Cuba que fugiu das garras da ditadura.

Em 20 de março de 1991, o então major alterou a rota do seu avião, um MiG-23, e em poucos minutos pousou na base aérea de Key West, desertando. Ele obteve asilo político e, então, pediu a liberdade da esposa e dos filhos de 11 e 6 anos da ilha-prisão: mas Raul Castro negou o pedido.

A esposa de Lorenzo recebeu o seguinte recado de Castro: “Diga para seu marido que se teve os culhões para levar o avião embora, então que os tenha também para vir buscar vocês”. E foi exatamente isso que Lorenzo fez.

Em 19 de dezembro de 1992, pilotando um velho Cessna alugado, ele aterrissou numa estrada no norte de Cuba, onde a mulher e os filhos esperavam, conforme instruções enviadas por duas turistas mexicanas. Após recuperar toda a família e superar a tensão de 100 minutos de vôo, ele pode abraçar a esposa e os filhos amados.

O que Orestes Lorenzo está fazendo atualmente?

O ex-major já é avô. Ele mora em Orlando e tem um canal no YouTube, onde fala principalmente sobre aviação. Também é dono do próprio negócio, uma empresa chamada Castle Constructors.

Orestes escreveu um livro contando sua história, “Vuelo hacia el amanecer: El vuelo de Orestes Lorenzo”, que também tem uma versão em inglês.

“Trinta anos atrás, dei adeus aos meus filhos e à mulher mais corajosa que já conheci. Ela tinha acabado de cortar uma ponta da foto deles para carregar no meu bolso durante aquela viagem incerta Para Tudo ou Nada. Mas não foi incerto apenas um minuto depois de chegar. Eu me senti em casa. Eu finalmente estava em casa. Por tudo o que importa, aquele dia marcou meu renascimento.

Trinta anos se passaram rápido. Muitas lutas ao longo do caminho, muitos desafios, muitas quedas e muitas recuperações. E muitos momentos de alegria, realização e gratidão. Ao longo do caminho, sempre tive a ajuda de amigos e o sentimento de inclusão na família maior que o povo americano é. Sinto-me americano, sou americano e tenho orgulho disso.

Naquela decisão de tudo ou nada, consegui tudo. Eu fiz com que Vicky me encorajasse e me guiasse em cada passo, fiz meus filhos desabrocharem e se tornarem homens notáveis ​​e consegui os melhores amigos que alguém pode ter.”

Postagem de Orestes Lorenzo em sua página no Facebook.

Para mais detalhes, clique aqui.


Foto: reprodução / Facebook.